Recursos de realidade aumentada no ensino de ciências

Recursos de realidade aumentada (RA, para os íntimos ou augmented reality, em inglês) são interessantíssimos para o ensino. Como já apresentamos neste texto, este tipo de tecnologia permite projetar ou simular itens virtuais sobre objetos reais. Desta forma, podemos estudar, por exemplo, a estrutura de uma célula ou as linhas de campo magnético utilizando apenas a tela de um smartphone. E esse tipo de visualização parece contribuir decisivamente no aprendizado conceitual, como este artigo de Buesing e Cook (2013) discute.

Como é sempre importante lembrar — além de se hidratar adequadamente todos os dias — os recursos de RA não substituem o trabalho docente. Ele complementa, supre lacunas que invariavelmente aparecem em sala de aula, e auxilia o ensino e o aprendizado. Por isso, não espere uma solução definitiva ou um milagre: demandas educacionais raramente se resolvem com soluções únicas e atemporais.

Embora seja uma tecnologia interessante, a realidade aumentada ainda não é largamente utilizada no ensino. Fatores como o custo e a curva de aprendizagem do uso são determinantes: como qualquer nova tecnologia, a RA necessita de um tempo para ser compreendia para então ser aplicada (e reinventada) por seus usuários. As soluções mais conhecidas ainda dependem do pagamento de assinaturas em dólar americano e estão disponíveis, em sua imensa maioria, em inglês. Contudo, este cenário pode mudar nos próximos anos, já que dispositivos Android contam com o ARCore, uma aplicação desenvolvida pela Google que permite aos telefones com o sistema operacional da empresa reproduzir os recursos de realidade aumentada.

Ainda assim, é possível utilizar a RA em muitas situações. A seguir, uma lista com algumas aplicações de realidade aumentada que estão disponíveis gratuitamente para Android e iOS. Com cada aplicação, estão as informações adicionais e sugestões de uso.

. . . . .

Atom Visualizer for ARCore

Disponibilidade: Android
Preço: gratuito

Com este simples aplicativo, é possível projetar no ambiente a estrutura atômica de diversos elementos. É possível visualizar, ainda, a nuvem eletrônica de cada átomo e interagir com a animação, aumentando ou diminuindo a velocidade e destacar partículas elementares. Por fim, o app oferece uma entrada para a Wikipédia (em inglês) para cada elemento apresentado na tela.

Spacecraft AR

Disponibilidade: Android; iOS
Preço: gratuito.

Desenvolvido pelo JPL/NASA, o Spacecraft AR apresenta modelos em 3D de rovers e espaçonaves utilizados na exploração espacial pela agência estadunidense. Além dos modelos, são apresentados cartões com informações de cada objeto. É ótimo para contextualizar, por exemplo, a discussão sobre a exploração espacial e o desenvolvimento tecnológico (já discutimos as razões da exploração espacial e como esse desenvolvimento tecnológico deve ser pensado para o bem comum).

Narrator AR 2019

Disponibilidade: Android; iOS
Preço: gratuito (com funções básicas)

Voltado para as crianças em idade pré-escolar, o Narrator AR anima as palavras manuscritas pela criança. É possível utilizar modelos que imitam o voo de um foguete ou a passagem de um unicórnio para reproduzir, em realidade aumentada, o que foi manuscrito pela criança. Essa visualização ajuda ter uma visão espacial mais adequada das letras e, claro, atrai pelo caráter lúdico. É uma pena que minha letra seja tão ruim. Para utilizar Narrator, além do app, é necessário imprimir uma cópia da folha de escrita (o arquivo pode ser baixado aqui). Embora o app esteja em inglês, a reprodução dos caracteres em realidade aumentada seguirá o idioma utilizado pela criança.

Easy Mensure

Disponibilidade: Android; iOS
Preço: gratuito (com recursos adicionais pagos)

O Easy Mensure tem uma proposta interessante: permitir medir as dimensões dos objetos capturados pela câmera do telefone celular, projetando as medidas no próprio objeto. Além de ser útil para realizar diversas medidas em si, é possível utilizá-lo como base para o aprendizado sobre padrões de medida e sistemas métricos (sim, padrão imperial, estou falando de você).

Tabela Periódica (Australian Nuclear Science and Technology)

Disponibilidade: Android; iOS
Preço: Gratuito

A tabela periódica em RA da ANSTO (a agência nuclear da Austrália) permite visualizar informações básicas sobre cada elemento químico, além dos modelos moleculares e características físico-químicas dos elementos. Além do aplicativo, que é gratuito, é necessário fazer o download da tabela periódica que será escaneada pelo app (clique aqui para baixá-la em PDF).

. . . . .

Você pode se perguntar: “e se eu quisesse, sei lá, criar alguma coisa em realidade aumentada?”. As soluções podem não ser simples, mas existem: o cospaces.edu permite criar recursos de RA a partir de seu computador, tablet e celular. O plano básico, que é gratuito, permite criar até dez objetos e tem a limitação de pessoas que podem fazer parte de sua sala interativa dentro do site. Entretanto, outros aplicativos gratuitos, como Sketchfab e Qlone permitem criar ou transformar objetos em realidade aumentada. A precisão não é muito grande em alguns casos, mas é um passo interessante para dominar e utilizar a realidade aumentada.

Experimente!

Não esqueça de nos contar como foi utilizar uma ou mais aplicações de RA!

. . . . .

Com informações de Android Police, Tecnologyeduc e The Tech Edvocate

Para saber mais:

. . . . .


O ccult.org é um projeto de divulgação científica independente sobre temas de cultura científica e ensino de ciências da natureza criado e mantido por F. C. Gonçalves desde fevereiro de 2019. Conheça o projeto.

Você pode contribuir financeitamente com o ccult.org. A partir de R$ 1 por mês, você ajuda o projeto a crescer cada vez mais, recebe brindes especiais e ainda concorre a prêmios exclusivos! Acesse: apoia.se/siteccult e saiba mais.

Acompanhe o ccult.org no Facebook, Instagram e Mastodon.

Mais do ccult.org