Apoie o ccult.org


ccult.org é um site de divulgação científica que discute a ciência e a produção científica em ensino de ciências de modo claro e acessível ao público. Queremos que os métodos utilizados pela ciência sejam claros e compreendidos pela maior quantidade possível de pessoas dentro e fora dos muros da academia! Com isso, esperamos que a ciência seja, efetivamente, democrática e debatida em todos os ambientes, especialmente no ambiente escolar.

Atualmente produzimos textos de divulgação científica que apresentam e explicam a prática científica e os seus desdobramentos nas mais diversas áreas de nossas vidas, além de discutirmos materiais sobre o ensino e a aprendizagem de ciências sob o ponto de vista do desenvolvimento da cultura científica. Nesse sentido, iniciamos dois projetos que serão disponibilizados integralmente e de forma gratuita no ccult.org: o ccult educação, onde alocamos materiais de ensino voltados a formação e discussão da cultura científica em sala de aula, com a indicação de roteiro de aulas, atividades práticas e autores e obras fundamentais para compreender a cultura científica e o seu importante papel para a formação de pessoas conscientes dos métodos e do papel da ciência em seu dia a dia e o ccultcastpodcast disponibilizado nas principais plataformas que discute as práticas da ciência, o trabalho do cientista e todos os mecanismos relacionados com produção e disseminação do conhecimento científico.

A ciência é uma prática fundamental para a nossa sociedade. Aprender sobre isso está muito longe de apenas decorar expressões matemáticas. Saber sobre ciência é entender boa parte de nosso cotidiano. Por isso, falamos sobre ciência:  por que ela é de todos. Por isso, falamos sobre ensino de ciências: é necessário entender, antes de tudo, que a ciência é um empreendimento humano, sujeito aos ritos, consensos e relações entre cientistas e a sociedade.

E por que precisamos de seu apoio? Bem, temos custos com a hospedagem do site, equipamentos e com a preparação de materiais de divulgação científica e de recursos educacionais. Produzi-los requer a leitura de livros, artigos científicos, reportagens e o acesso a outros materiais que nem sempre estão disponíveis gratuitamente. Além disso, gostaríamos de produzir materiais com melhor qualidade tanto editorial quanto gráfica: pretendemos investir fortemente na produção de infográficos, vídeos e outros materiais que possam ser facilmente compartilhados pelas redes sociais e aplicativos de mensagem. Gostaríamos que a nossa mensagem sobre a ciência fosse disseminada para cada vez mais pessoas e, quem sabe, ajudar a iluminar as trevas da ignorância.

O seu apoio é fundamental para nós. Com ele, mais pessoas poderão saber sobre o funcionamento da ciência e de sua importância para o mundo em que vivemos.

Você pode contribuir com valores a partir de R$ 1 . Acesse nossa página no Apoia.se e saiba mais.

Scroll Up