O universo ilustrado por Pablo Carlos Budassi

Shares

O universo fascina a humanidade e motivou a busca pelas mais profundas respostas sobre a nossa existência. Discutir coisas como “de onde viemos?” ou “como tudo surgiu?” invariavelmente se relaciona com a nossa visão sobre o nosso lugar no cosmos. Não é por acaso: desde os povos originários, registros sobre a formação de tudo o que nos cerca foram criadas e disseminadas com os seus respectivos aspectos culturais [1].

E uma das formas mais potentes de registrar esse conhecimento é através de imagens, que podem ser criadas a partir de bordados feitos a mão com os de Ellen Baker [2] ou com ilustrações digitais que nos permitem visualizar detalhes do universo de alta definição.

Pablo Carlos Budassi | Reprodução

Um dos criadores de ilustrações do tipo é o argentino Pablo Carlos Budassi. Nascido na província de Córdoba, o artista produziu fascinantes imagens sobre o nosso sistema solar, de nossa galáxia e até do universo observável.

Ilustração do universo observável | Pablo Carlos Budassi

As ilustrações revelam detalhes muito interessantes sobre o universo que nos cerca. O mapa da Via Láctea é um exemplo (clique aqui para acessar a versão em alta resolução)

Detalhes da Via Láctea ilustrados por Budassi | Pablo Carlos Budassi

Um dos trabalhos mais interessantes do artista argentino compõe o The Celestial Zoo Project, que apresenta imagens, simulações, ilustrações sobre o universo e seus corpos celestes.

O trabalho de Budassi pode ser conferido em seu site — que inclui ilustrações traduzidas para a língua portuguesa — ou em seu perfil no Instagram .

. . . . .

[1] Como vimos aqui: https://ccult.org/viagem-pelas-historias-da-america-latina
[2] Sobre os bordados de Baker, leia: https://ccult.org/bordados-astronomicos-de-ellen-harding-baker

. . . . .

Shares

Mais do ccult.org

O Segredo e o esoterismo quântico

A revolução não será televisionada. E não estou falando do documentário sobre o fracassado golpe de estado na Venezuela. Falo …

O PISA e o senso comum sobre o ensino de ciências

No último dia 03 de dezembro, o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão ligado ao …

Eletrostática contra a covid-19

Foi na Grécia Antiga que a ideia primordial de o que nos constituía ganhou seus primeiros moldes. Não é uma …

O arco-íris e a composição das estrelas

Um dos álbuns musicais mais conhecidos da história foi lançado em março de 1973 e sua capa ainda hoje é …

Uma inteligência artificial escreveu um artigo científico sobre si mesma

Nas eleições municipais de 2020, o G1 conseguiu gerar reportagens quase em tempo real com os resultados das apurações de …

Pela relevância do conhecimento científico (ou tome sozinho a sua água sem tratamento)

No começo do século XX, alguns artistas franceses foram convidados a produzir pinturas que retratassem como seria a França nos anos …