Visualização de dados inspiradas por inteligência artificial

Shares

Algoritmos que utilizam inteligência artificial estão cada vez mais presentes em nossas vidas. Isso, claro, não significa que a IA esteja desenvolvida o suficiente para resolver todos os nossos problemas [1] nem que ela não esteja envolvida em problemas éticos (e práticos) como vimos aqui [2].

Mas o uso da IA abre possibilidades interessantes. Uma delas é a visualização de dados: com o uso de inteligência artificial, é possível criar materiais que apresentam e analisam dados em tempo real ou que conseguem fazer projeções e apresentá-las com a maior precisão possível.

E com a ajuda da inteligência artificial — especificamente o algoritmo DALL-E — é possível unir estilos artísticos de Rothko, Basquiat, Picasso, Monet e Van Gogh para apresentar dados nos mais diversos tipos de gráficos.

Além de estilos de artistas consagrados, elementos artísticos e históricos, como vitrais e ou manuscritos também podem ser utilizados como inspiração na visualização de dados:

Gráficos criados a partir de inteligência artificial com base no estilo de antigos vitrais | Reprodução
Gráfico no estilo de manuscritos antigos | Reprodução.

Ou apresentar dados com o estilo de Leonardo da Vinci ou com o estilo de uma revista em quadrinhos dos anos 1950:

Visualização de dados com o estilo de Leonardo da Vinci | Reprodução.
Gráficos com estilo de antigas revistas em quadrinhos | Reprodução.

Outras visualizações artísticas com o uso de inteligência artificial (e que vão além do uso em ciência) podem ser conferidas aqui.

. . . . .

[1] Como apresentado neste texto de Gary Marcus [em inglês]: https://www.scientificamerican.com/article/artificial-general-intelligence-is-not-as-imminent-as-you-might-think1
[2] Como discutido em: https://ccult.org/uma-inteligencia-artificial-escreveu-um-artigo-cientifico-sobre-si-mesma

. . . . .

Shares

Mais do ccult.org

Saiu o Ig Nobel 2019

Há uma espécie de lenda urbana no meio científico, especialmente em quem atua na área de ciências exatas (e é …

STEM e a carta de Neil deGrasse Tyson

É recorrente, dentro da perspectiva histórica do ensino de ciências, o aparecimento de programas de ensino. Esses programas, como se …

Três anos em um dia

Em uma tarde há exatos três anos, o ccult.org oficialmente entrava no ar. E, de longe, é o projeto pessoal …

CCULT LIVROS #7 — Um império de gelo

Há quem defenda que o conhecimento científico seja neutro por sua própria natureza. Para estes, a ciência, sua prática e …

Jess Wade e 1750 mulheres cientistas para o mundo conhecer

O WolframAlpha é um lugar interessantíssimo da internet mundial. Ao contrário do que os buscadores tradicionais fazem, o Wolfram — …

O acesso aberto na ciência tem se tornado uma tendência

Há algum tempo, escrevi sobre o Sci-Hub e como o site estava contribuindo para uma revolução na ciência . Afinal, proporcionar o acesso aberto …