Exoplanetas na parede

Shares

A exploração espacial é um tema fascinante e sempre que possível, converso sobre isso com quem quer que queira ouvir. O tema não precisa se restringir a apenas feitos heroicos, de coragem e de superação de constrangimentos, como já discuti neste texto [1] e na resenha sobre o livro “Próxima parada: Marte” [2]: a exploração espacial é responsável direta por uma infinidade de tecnologias que utilizamos em nosso cotidiano, desde o GPS até sistemas de monitoramento de sinais vitais, como você pode conferir aqui .

Ou, se você preferir, pode relacionar a exploração espacial com…. A arte! Essa é a proposta das ilustrações disponibilizadas pela NASA no site do “Exoplanet Travel Bureau ”, uma “agência de viagens” que apresenta inúmeros materiais ilustrados a respeito da descoberta de exoplanetas — aqueles planetas que estão fora de nosso sistema solar.

O site Exoplanet Travel Bureau traz informações e ilustrações de exoplanetas | Reprodução NASA

No site, é possível conferir como se dá a descoberta dos exoplanetas (até o momento, foram confirmados mais de 4 mil exoplanetas ! [3]), além de conferir uma linha do tempo interativa sobre a descoberta desses novos mundos e as principais características dos planetas que foram catalogados com a ajuda do telescópio espacial Kepler. O site funciona muito bem com tradutores nativos dos principais navegadores, então, o idioma não deverá ser um problema por aqui.

Linha do tempo com informações traduzidas pelo tradutor nativo do navegador (informações originais em inglês). Clique na imagem para acessar o conteúdo original. | Reprodução NASA

E sobre os exoplanetas, o “Exoplanet Travel Bureau” traz pôsteres em altíssima definição que aliam arte e ciência para mostrar como seria estar no interior de alguns exoplanetas. As ilustrações podem ser baixadas gratuitamente no site do projeto.

Alguns pôsteres disponibilizados pelo projeto. | Reprodução NASA

Ao clicar em cada pôster disponível no site, é possível conferir informações interativas sobre o exoplaneta e fazer o download de diversos materiais com usos no ensino de ciências ou na decoração de sua sala.

Além dos exoplanetas, o “Exoplanets Travel Bureau” traz os pôsteres dos telescópios utilizados na busca por novos mundos. Dois deles — o Hubble e o James Webb — são muito populares e são ilustrados assim:

Reprodução: NASA

Além das ilustrações coloridas, o site também traz versões em preto e branco e para colorir — que pode ser uma alternativa interessante para discutir exploração espacial com as crianças [4] ou, quem sabe, fazer você relaxar um pouquinho colorindo cartazes espaciais.

Versão “para colorie” do pôster sobre o exoplaneta Kepler 16-b. | Reprodução: NASA

. . . . .

[1] Mais sobre o lado humano da exploração espacial em: https://ccult.org/o-astronauta-enquanto-ser-humano/
[2] A resenha completa está no link: https://ccult.org/livro-proxima-parada-marte/
[3] Sobre a pesquisa e a descoberta de exoplanetas, leia: https://www.ufmg.br/espacodoconhecimento/exoplanetas/
[4] Outros materiais para o uso em sala de aula sobre a exploração espacial podem ser conferidos em: https://ccult.org/exploracao-espacial-para-criancas/

. . . . .

Shares

Mais do ccult.org

CCULT LIVROS #10 – A construção das ciências

Quando li “O Jogo das Contas de Vidro”, de Hemann Hesse (Editora Record, 2020, 504p.) pela primeira vez — e …

A representação social do cientista: por que o aumento de crianças desenhando mulheres na ciência é uma boa notícia?

Feche os seus olhos e tente se transportar para um laboratório de pesquisa. O que você imagina? Quais as características …

ccultcast um: e essa tal de cultura científica?

Mais um episódio do ccultcast está no ar! Neste episódio, falamos a respeito da cultura científica e de sua importância …

Conhecimento, vida universitária e defesa da ciência: um convite ao pensamento para o ingresso no ensino superior

Eu leciono física para o ensino básico – especialmente para o ensino médio – desde 2010. Já passei por algumas …

CCULT LIVROS #7 – Tempestade numa xícara de chá

Muitas interpretações são possíveis quando falamos em “divulgar a ciência”. Afinal, quando falamos em divulgação científica, o que estamos falando? …

CRISPR em sala de aula

Uma das coisas mais legais — e mais desafiadoras — de ensinar ciências é lidar com as constantes inovações científicas …