Exoplanetas na parede

A exploração espacial é um tema fascinante e sempre que possível, converso sobre isso com quem quer que queira ouvir. O tema não precisa se restringir a apenas feitos heroicos, de coragem e de superação de constrangimentos, como já discuti neste texto [1] e na resenha sobre o livro “Próxima parada: Marte” [2]: a exploração espacial é responsável direta por uma infinidade de tecnologias que utilizamos em nosso cotidiano, desde o GPS até sistemas de monitoramento de sinais vitais, como você pode conferir aqui.

Ou, se você preferir, pode relacionar a exploração espacial com…. A arte! Essa é a proposta das ilustrações disponibilizadas pela NASA no site do “Exoplanet Travel Bureau”, uma “agência de viagens” que apresenta inúmeros materiais ilustrados a respeito da descoberta de exoplanetas — aqueles planetas que estão fora de nosso sistema solar.

O site Exoplanet Travel Bureau traz informações e ilustrações de exoplanetas | Reprodução NASA

No site, é possível conferir como se dá a descoberta dos exoplanetas (até o momento, foram confirmados mais de 4 mil exoplanetas! [3]), além de conferir uma linha do tempo interativa sobre a descoberta desses novos mundos e as principais características dos planetas que foram catalogados com a ajuda do telescópio espacial Kepler. O site funciona muito bem com tradutores nativos dos principais navegadores, então, o idioma não deverá ser um problema por aqui.

Linha do tempo com informações traduzidas pelo tradutor nativo do navegador (informações originais em inglês). Clique na imagem para acessar o conteúdo original. | Reprodução NASA

E sobre os exoplanetas, o “Exoplanet Travel Bureau” traz pôsteres em altíssima definição que aliam arte e ciência para mostrar como seria estar no interior de alguns exoplanetas. As ilustrações podem ser baixadas gratuitamente no site do projeto.

Alguns pôsteres disponibilizados pelo projeto. | Reprodução NASA

Ao clicar em cada pôster disponível no site, é possível conferir informações interativas sobre o exoplaneta e fazer o download de diversos materiais com usos no ensino de ciências ou na decoração de sua sala.

Além dos exoplanetas, o “Exoplanets Travel Bureau” traz os pôsteres dos telescópios utilizados na busca por novos mundos. Dois deles — o Hubble e o James Webb — são muito populares e são ilustrados assim:

Reprodução: NASA

Além das ilustrações coloridas, o site também traz versões em preto e branco e para colorir — que pode ser uma alternativa interessante para discutir exploração espacial com as crianças [4] ou, quem sabe, fazer você relaxar um pouquinho colorindo cartazes espaciais.

Versão “para colorir” do pôster sobre o exoplaneta Kepler 16-b. | Reprodução: NASA

. . . . .

[1] Mais sobre o lado humano da exploração espacial em: https://ccult.org/o-astronauta-enquanto-ser-humano/
[2] A resenha completa está no link: https://ccult.org/livro-proxima-parada-marte/
[3] Sobre a pesquisa e a descoberta de exoplanetas, leia: https://www.ufmg.br/espacodoconhecimento/exoplanetas/
[4] Outros materiais para o uso em sala de aula sobre a exploração espacial podem ser conferidos em: https://ccult.org/exploracao-espacial-para-criancas/

. . . . .


O ccult.org é um projeto de divulgação científica independente sobre temas de cultura científica e ensino de ciências da natureza criado e mantido por F. C. Gonçalves desde fevereiro de 2019. Conheça o projeto.

Você pode contribuir financeitamente com o ccult.org. A partir de R$ 1 por mês, você ajuda o projeto a crescer cada vez mais, recebe brindes especiais e ainda concorre a prêmios exclusivos! Acesse: apoia.se/siteccult e saiba mais.

Acompanhe o ccult.org no Facebook, Instagram e Mastodon.

Mais do ccult.org