O universo fascina a humanidade e motivou a busca pelas mais profundas respostas sobre a nossa existência. Discutir coisas como “de onde viemos?” ou “como tudo surgiu?” invariavelmente se relaciona com a nossa visão sobre o nosso lugar no cosmos. Não é por acaso: desde os povos originários, registros sobre a formação de tudo o que nos cerca foram criadas e disseminadas com os seus respectivos aspectos culturais [1].
E uma das formas mais potentes de registrar esse conhecimento é através de imagens, que podem ser criadas a partir de bordados feitos a mão com os de Ellen Baker [2] ou com ilustrações digitais que nos permitem visualizar detalhes do universo de alta definição.

Um dos criadores de ilustrações do tipo é o argentino Pablo Carlos Budassi. Nascido na província de Córdoba, o artista produziu fascinantes imagens sobre o nosso sistema solar, de nossa galáxia e até do universo observável.

As ilustrações revelam detalhes muito interessantes sobre o universo que nos cerca. O mapa da Via Láctea é um exemplo (clique aqui para acessar a versão em alta resolução)

Um dos trabalhos mais interessantes do artista argentino compõe o The Celestial Zoo Project, que apresenta imagens, simulações, ilustrações sobre o universo e seus corpos celestes.
O trabalho de Budassi pode ser conferido em seu site — que inclui ilustrações traduzidas para a língua portuguesa — ou em seu perfil no Instagram.
. . . . .
[1] Como vimos aqui: https://ccult.org/viagem-pelas-historias-da-america-latina
[2] Sobre os bordados de Baker, leia: https://ccult.org/bordados-astronomicos-de-ellen-harding-baker
. . . . .
O ccult.org é um projeto de divulgação científica independente sobre temas de cultura científica e ensino de ciências da natureza criado e mantido por F. C. Gonçalves desde fevereiro de 2019. Conheça o projeto.
Você pode contribuir financeiramente com o ccult.org. Por apenas R$ 9,90 por mês, você ajuda o projeto a crescer cada vez mais, recebe brindes especiais e ainda concorre a prêmios exclusivos! Acesse: ccult.org/apoie e saiba mais.
Leave a Comment