E se a Wikipédia tivesse um soundlogo?

Shares

Sons marcam a nossa vida. Os batimentos cardíacos de um feto em desenvolvimento, o grito de gol em um estádio após a bicicleta do Rony, o aviso de afivelar os cintos de segurança em um avião: todos eles remetem a sons que emanam momentos inesquecíveis em nossas histórias pessoais.

Isso não é por acaso: Os sons têm papel fundamental na formação de nossas memórias, especialmente quando associada a manifestações artísticas como a música, realçando a capacidade de retenção de memórias não verbais e estimulando a capacidade de memorização de nosso cérebro [1]. A publicidade se vale disso há muito tempo — e o exemplo mais recorrente disso é a utilização de “logotipos sonoros” ou soundlogos, que associam um determinado som a uma marca ou produto. Talvez o logotipo sonoro mais conhecido seja este criado na década de 1990 para anunciar os processadores Intel:

Se você sentiu um leve gostinho de nostalgia ao recordar o som das propagandas da Intel, saiba que você pode ajudar a criar o logotipo sonoro da Wikipédia. A Wikimedia Fundation, responsável pela enciclopédia livre, abriu o concurso “O som de todo o conhecimento humano” em que pessoas do mundo inteiro, a partir dos 13 anos de idade, podem criar os seus soundlogos e enviar para a entidade por meio do site oficial do concurso [2].

O logotipo sonoro elaborado por você deve ter entre 1 e 4 segundos. Obrigatoriamente, o som dever ser criado a partir de fontes em domínio público. A página do concurso oferece exemplos de sons em domínio público e de como criar remixes utilizando-os, bem como informações de uso de softwares de captura e de edição de áudio, como o Audacity.

O vencedor do concurso leva US$ 2500 e uma viagem para gravar o seu soundlogo em um estúdio nos Estados Unidos.

Como sempre gosto de enfatizar, a Wikipédia é uma ferramenta interessantíssima para apresentar e desenvolver a cultura científica. Mas a iniciativa do “O som de todo o conhecimento humano” vai um pouquinho mais além: ela permite que a gente discuta o próprio conhecimento humano e a importância de entendê-lo como um legado a ser reconhecido e preservado por todos nós. Além disso, dá para usar a ideia do concurso para estimular o uso de ferramentas digitais, como o Audacity, como mote criativo para apresentar as nossas ideias.

De minha parte, eu sugeriria que o soundlogo remetesse a um aspecto fundamental da pesquisa científica: a pergunta. Minha versão teria alguma coisa relacionada ao som de um “porquê?”. Perguntas dão as direções da pesquisa científica. Cultivem perguntas, sempre.

Os soundlogos devem ser enviados até o dia 10 de outubro de 2022. Consulte a página do concurso para maiores informações e para conferir o regulamento completo .

. . . . .

[1] WEIGSDING, J. A; BARBOSA, C. P. A influência da música no comportamento humano. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/download/25137/pdf_59/
[2] https://soundlogo.wikimedia.org/pt/

. . . . .

Shares

Mais do ccult.org

O Segredo e o esoterismo quântico

A revolução não será televisionada. E não estou falando do documentário sobre o fracassado golpe de estado na Venezuela. Falo …

O PISA e o senso comum sobre o ensino de ciências

No último dia 03 de dezembro, o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão ligado ao …

Eletrostática contra a covid-19

Foi na Grécia Antiga que a ideia primordial de o que nos constituía ganhou seus primeiros moldes. Não é uma …

O arco-íris e a composição das estrelas

Um dos álbuns musicais mais conhecidos da história foi lançado em março de 1973 e sua capa ainda hoje é …

Uma inteligência artificial escreveu um artigo científico sobre si mesma

Nas eleições municipais de 2020, o G1 conseguiu gerar reportagens quase em tempo real com os resultados das apurações de …

Pela relevância do conhecimento científico (ou tome sozinho a sua água sem tratamento)

No começo do século XX, alguns artistas franceses foram convidados a produzir pinturas que retratassem como seria a França nos anos …