Aqui somos #TodosPelasVacinas

Habemus vaccinum (aprovadas para aplicação em território brasileiro)!

Com a aprovação emergencial das vacinas contra a covid-19 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e  o início da vacinação nos municípios brasileiros, começamos a vislumbrar o fim do pesadelo nacional com a pandemia do novo coronavírus.

Desde o início dos casos, a divulgação científica brasileira trabalhou arduamente para informar a população e, principalmente, combater as informações falsas que se multiplicavam por aí. Deturpações, afirmações de caráter científico sem a devida comprovação pela ciência (a.k.a. pseudocientíficas), defesa de interesses escusos, ataques e acusações sem fundamentos contra cientistas e institutos de pesquisa. A divulgação científica — dentro e fora da sala de aula — teve que lidar com problemas que, convenhamos, não deveriam ser esperados em pleno século XXI.

E agora, com o início da vacinação em no Brasil, alguns grupos de divulgação científica, como o Blogs de Ciência da Unicamp e o Science Vlogs Brasil, instituições de pesquisa e organizações médicas se reuniram na iniciativa “Todos Pelas Vacinas”, que tem como objetivo realizar campanhas informativas em prol da vacinação da população.

No site do movimento (todospelavacinacao.info), é possível encontrar materiais gratuitos sobre as vacinas em geral, verificação de fatos e de informações científicas sobre as vacinações e a importância de se tomar as vacinas, além de informativos sobre a covid-19 que podem ser compartilhados gratuitamente nas redes sociais e aplicativos de mensagem (sabe aquele grupo no WhatApp? Então…).

Produzida pela cartunista Laerte, essa é uma das artes disponibilizadas pela campanha | Reprodução: todospelavacinacao.info.

Você também poderá participar da divulgação do movimento pela hashtag #TodosPelasVacinas e também utilizando os filtros para Instagram e Facebook criados pela campanha. Além disso, ocorrerão ações de divulgação sobre as vacinas e a importância da vacinação durante o dia 21 de janeiro de 2021, a partir da hashtag do movimento.

Podemos ajudar a informar cada vez mais pessoas sobre a importância da vacinação — não apenas contra a covid-19 —, salvando vidas e reforçando a importância do financiamento de pesquisas científicas.

Reprodução: Site do movimento “Todos Pelas Vacinas” (todospelasvacinas.info).

E lembre-se: vacinas salvam vidas.

. . . . .

Para saber mais:

. . . . .

Que bom que você chegou até aqui! Agora, que tal nos ajudar a levar cada vez mais conteúdos sobre ciência e educação para cada vez mais pessoas? Além de compartilhar nossos conteúdos e de nos seguir no Facebook e no Twitter, você pode contribuir com o ccult.org com valores a partir de R$ 1. Acesse: apoia.se/ccult e contribua conosco!

 

Mais do ccult.org

Eletrostática contra a covid-19

Foi na Grécia Antiga que a ideia primordial de o que nos constituía ganhou seus primeiros moldes. Não é uma …

A Wikipédia como ferramenta de enculturação científica

Se você acompanha meus textos publicados aqui no ccult.org e em outros lugares deste vasto mundo chamado internet, já deve …

Por que confiar na ciência?

Eu ainda considero nosso tempo paradoxal. Vivemos rodeados de aplicações do conhecimento científico, dependemos dos avanços que ele propicia, nossas …

Como contribuir com a pesquisa científica mesmo se você não for cientista

Os dados da mais recente pesquisa de percepção pública da ciência e da tecnologia realizada no Brasil indicam que apenas …

Dicas de uso da realidade aumentada no ensino de ciências

É fato que a pandemia de COVID-19 forçou a entrada de inovações tecnológicas no ensino de ciências. A sala de …

STEM e a carta de Neil deGrasse Tyson

É recorrente, dentro da perspectiva histórica do ensino de ciências, o aparecimento de programas de ensino. Esses programas, como se …

Scroll Up