Habemus vaccinum (aprovadas para aplicação em território brasileiro)!
Com a aprovação emergencial das vacinas contra a covid-19 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e o início da vacinação nos municípios brasileiros, começamos a vislumbrar o fim do pesadelo nacional com a pandemia do novo coronavírus.
Desde o início dos casos, a divulgação científica brasileira trabalhou arduamente para informar a população e, principalmente, combater as informações falsas que se multiplicavam por aí. Deturpações, afirmações de caráter científico sem a devida comprovação pela ciência (a.k.a. pseudocientíficas), defesa de interesses escusos, ataques e acusações sem fundamentos contra cientistas e institutos de pesquisa. A divulgação científica — dentro e fora da sala de aula — teve que lidar com problemas que, convenhamos, não deveriam ser esperados em pleno século XXI.
E agora, com o início da vacinação em no Brasil, alguns grupos de divulgação científica, como o Blogs de Ciência da Unicamp e o Science Vlogs Brasil , instituições de pesquisa e organizações médicas se reuniram na iniciativa “Todos Pelas Vacinas ”, que tem como objetivo realizar campanhas informativas em prol da vacinação da população.
No site do movimento (todospelavacinacao.info ), é possível encontrar materiais gratuitos sobre as vacinas em geral, verificação de fatos e de informações científicas sobre as vacinações e a importância de se tomar as vacinas, além de informativos sobre a covid-19 que podem ser compartilhados gratuitamente nas redes sociais e aplicativos de mensagem (sabe aquele grupo no WhatApp? Então…).
Você também poderá participar da divulgação do movimento pela hashtag #TodosPelasVacinas e também utilizando os filtros para Instagram e Facebook criados pela campanha. Além disso, ocorrerão ações de divulgação sobre as vacinas e a importância da vacinação durante o dia 21 de janeiro de 2021, a partir da hashtag do movimento.
E lembre-se: vacinas salvam vidas.
. . . . .
Para saber mais:
- Site do movimento Todos pelas Vacinas: https://www.todospelasvacinas.info
. . . . .

F. C. Gonçalves é mestre em ciências pela Escola de Engenharia de Lorena (EEL-USP) desde 2019, além de licenciado em Física pela Universidade de Taubaté (Unitau) desde 2010, mesmo ano em que passou a atuar no ensino de Física nos níveis fundamental e médio. Como não sabe desenhar nem tocar nenhum instrumento musical, tampouco possui habilidades para construir qualquer tipo de artesanato, restou-lhe a escrita: “quando não sei o que dizer, escrevo”, diz. Desde criança é entusiasta do conhecimento científico. Da sede de querer conhecer mais sobre o mundo veio a paixão pela Astronomia. E quando menos percebeu, estava escrevendo e falando sobre o conhecimento científico para quem quisesse ler ou ouvir.