Aqui somos #TodosPelasVacinas

Com a aprovação emergencial das vacinas contra a covid-19, agora é necessário um novo passo: conscientizar as pessoas quanto à importância de se vacinar e de continuar a tomar as medidas de prevenção contra a doença.

Habemus vacinas!


Com a aprovação emergencial das vacinas contra a covid-19 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e o início da vacinação nos municípios brasileiros, começamos a vislumbrar o fim do pesadelo nacional com a pandemia do novo coronavírus.

Desde o início dos casos, a divulgação científica brasileira trabalhou arduamente para informar a população e, principalmente, combater as informações falsas que se multiplicavam por aí. Deturpações, afirmações de caráter científico sem a devida comprovação pela ciência (a.k.a. pseudocientíficas), defesa de interesses escusos, ataques e acusações sem fundamentos contra cientistas e institutos de pesquisa. A divulgação científica — dentro e fora da sala de aula — teve que lidar com problemas que não diria que eram esperados em pleno século XXI.

E agora, com o início da vacinação em território brasileiro, alguns grupos de divulgação científica, como o Blogs de Ciência da Unicamp e o Science Vlogs Brasil, instituições de pesquisa e organizações médicas se reuniram na iniciativa “Todos Pelas Vacinas”, que tem como objetivo realizar campanhas informativas em prol da vacinação.

No site do movimento (todospelavacinacao.info), é possível encontrar materiais gratuitos sobre as vacinas em geral, verificação de fatos e de informações científicas sobre as vacinações e a importância de se tomar as vacinas, além de informativos sobre a covid-19 que podem ser compartilhados gratuitamente nas redes sociais e aplicativos de mensagem (sabe aquele grupo no WhatApp? Então…)

Você também poderá participar da divulgação do movimento pela hashtag #TodosPelasVacinas. Neste dia 21 de janeiro de 2021, podemos ajudar a informar cada vez mais pessoas sobre a importância da vacinação — não apenas contra a covid-19 —, salvando vidas e reforçando a importância do financiamento de pesquisas científicas.
Vacinas salvam vidas.

. . . . .


O ccult.org é um projeto de divulgação científica independente sobre temas de cultura científica e ensino de ciências da natureza criado e mantido por F. C. Gonçalves desde fevereiro de 2019. Conheça o projeto.

Você pode contribuir financeitamente com o ccult.org. A partir de R$ 1 por mês, você ajuda o projeto a crescer cada vez mais, recebe brindes especiais e ainda concorre a prêmios exclusivos! Acesse: apoia.se/siteccult e saiba mais.

Acompanhe o ccult.org no Facebook, Instagram e Mastodon.

Mais do ccult.org