InícioVisualização de dados inspiradas por inteligência artificial

Visualização de dados inspiradas por inteligência artificial

Algoritmos que utilizam inteligência artificial estão cada vez mais presentes em nossas vidas. Isso, claro, não significa que a IA esteja desenvolvida o suficiente para resolver todos os nossos problemas [1] nem que ela não esteja envolvida em problemas éticos (e práticos) como vimos aqui [2].

Mas o uso da IA abre possibilidades interessantes. Uma delas é a visualização de dados: com o uso de inteligência artificial, é possível criar materiais que apresentam e analisam dados em tempo real ou que conseguem fazer projeções e apresentá-las com a maior precisão possível.

E com a ajuda da inteligência artificial — especificamente o algoritmo DALL-E — é possível unir estilos artísticos de Rothko, Basquiat, Picasso, Monet e Van Gogh para apresentar dados nos mais diversos tipos de gráficos.

Visualização de dados utilizando inteligência artificial | Reprodução
Visualização de dados utilizando inteligência artificial | Reprodução
Visualização de dados utilizando inteligência artificial | Reprodução
Visualização de dados utilizando inteligência artificial | Reprodução
Visualização de dados utilizando inteligência artificial | Reprodução

Além de estilos de artistas consagrados, elementos artísticos e históricos, como vitrais e ou manuscritos também podem ser utilizados como inspiração na visualização de dados:

Gráficos criados a partir de inteligência artificial com base no estilo de antigos vitrais | Reprodução
Gráfico no estilo de manuscritos antigos | Reprodução.

Ou apresentar dados com o estilo de Leonardo da Vinci ou com o estilo de uma revista em quadrinhos dos anos 1950:

Visualização de dados com o estilo de Leonardo da Vinci | Reprodução.
Gráficos com estilo de antigas revistas em quadrinhos | Reprodução.

Outras visualizações artísticas com o uso de inteligência artificial (e que vão além do uso em ciência) podem ser conferidas aqui.

. . . . .

[1] Como apresentado neste texto de Gary Marcus [em inglês]: https://www.scientificamerican.com/article/artificial-general-intelligence-is-not-as-imminent-as-you-might-think1
[2] Como discutido em: https://ccult.org/uma-inteligencia-artificial-escreveu-um-artigo-cientifico-sobre-si-mesma

. . . . .


O ccult.org é um projeto de divulgação científica independente sobre temas de cultura científica e ensino de ciências da natureza criado e mantido por F. C. Gonçalves desde fevereiro de 2019. Conheça o projeto.

Você pode contribuir financeiramente com o ccult.org. A partir de R$ 1 por mês, você ajuda o projeto a crescer cada vez mais, recebe brindes especiais e ainda concorre a prêmios exclusivos! Acesse: apoia.se/siteccult e saiba mais.

Acompanhe o ccult.org no Facebook, Instagram e Mastodon.

F. C. Gonçalves

Flávio “F. C.” Gonçalves é mestre em ciências pela Escola de Engenharia de Lorena (EEL-USP) desde 2019, além de licenciado em Física pela Universidade de Taubaté (Unitau) desde 2010, mesmo ano em que passou a atuar no ensino de Física nos níveis fundamental e médio. Como não sabe desenhar nem tocar nenhum instrumento musical, tampouco possui habilidades para construir qualquer tipo de artesanato, restou-lhe a escrita: “quando não sei o que dizer, escrevo”, diz. Desde criança é entusiasta do conhecimento científico. Da sede de querer conhecer mais sobre o mundo veio a paixão pela Astronomia. E quando menos percebeu, estava escrevendo e falando sobre o conhecimento científico para quem quisesse ler ou ouvir.

Post navigation

1 Comment