Sobre o resumo de congressos científicos e o ccult.org no I EBDC

Imagino que você já tenha ouvido falar a respeito da existência de um congresso científico. Mais do que reunir pesquisadores de uma área do conhecimento para debater temas em comum, os congressos científicos permitem que pesquisadores apresentem e discutam os resultados de suas pesquisas antes que eles sejam, de fato, apresentados em artigos científicos.

Além disso, congressos científicos são ótimos lugares para cientistas fazerem o conhecido networking (ou roda de contatos). Relações pessoais são importantes dentro do contexto do desenvolvimento científico, seja para compartilhar ideias, resultados, controvérsias, seja para trocar opiniões sobre os cafés servidos em cada intervalo de atividades em um congresso.

Antes dos tempos de redes sociais e de transmissões pelo YouTube, ter acesso ao que foi discutido em um congresso dependia dos materiais que eram publicados a respeito das atividades dos congressistas. Reportagens e textos divulgação científica levavam as informações para o público fora do ambiente acadêmico. Contudo, os detalhes, resultados e suas interpretações — o que, essencialmente, interessa a comunidade científica — são publicados em um documento específico, chamado — atenção 5ª série — de anais ou conference proceedings de um congresso.

Os anais de um congresso reúnem os resumos, relatos de experiência e artigos científicos propostos por cientistas para serem apresentados durante o evento. Além disso, é comum que estes eventos reúnam palestras e realizem grupos de trabalho que discutem assuntos relacionados com os temas centrais do congresso e propõe soluções ou novas discussões; os resultados destes grupos de trabalho também são disponibilizados nos anais de um congresso.

Agora que você entende, resumidamente, o papel de um congresso científico e onde encontrar os resultados, vamos falar de um passado recente: em agosto de 2022, o Instituto Principia, em São Paulo, sediou o I Encontro Brasileiro de Divulgadores da Ciência — I EBDC. Agora, a organização do evento acabou de publicar o caderno de resumos dos trabalhos apresentados durante o Encontro. Todo o material está disponível no site do EBDC e o acesso é totalmente gratuito. Basta clicar aqui para acessar os resumos — e se quiser, dá para conferir o relato de experiência enviado para o congresso sobre o ccult.org. Clique aqui para acessar.

Em tempo: o II EBDC acontecerá entre os dias 08 e 10 de setembro de 2023, na sede do Instituto Principia. Mais detalhes sobre o evento e informações sobre a submissão de propostas podem ser conferidos no endereço: https://www.blogs.unicamp.br/ebdc/programacao-ii-ebdc-2023/.

. . . . .


O ccult.org é um projeto de divulgação científica independente sobre temas de cultura científica e ensino de ciências da natureza criado e mantido por F. C. Gonçalves desde fevereiro de 2019. Conheça o projeto.

Você pode contribuir financeitamente com o ccult.org. A partir de R$ 1 por mês, você ajuda o projeto a crescer cada vez mais, recebe brindes especiais e ainda concorre a prêmios exclusivos! Acesse: apoia.se/siteccult e saiba mais.

Acompanhe o ccult.org no Facebook, Instagram e Mastodon.

Mais do ccult.org