Artigos científicos históricos #3

A terceira lista de artigos científicos históricos está no ar! São artigos científicos que trazem marcos importantes para o conhecimento científico. Infelizmente, nem todos estão em modelo de acesso aberto (o Sci-Hub está aí para isso mesmo), mas, ainda assim, as suas contribuições reverberam pela história da ciência.

+ Artigos científicos históricos #1
+ Artigos científicos históricos #2

A lista #3 de artigos científicos históricos é:

On continued gravitational contraction. The term ‘Black hole
A primeira explicação científica da formação do buraco negro foi feita por J. Robert Oppenheimer e Hartland Snyder em 1939 em seu artigo “On continuous gravitational contraction. O termo “buraco negro” ainda não foi cunhado, mas eles descreveram o processo pelo qual uma estrela com massa significativa colapsa em uma singularidade. Seu artigo foi publicado ao lado do artigo de fissão de Bohr e Wheeler. O artigo foi inicialmente ignorado na comunidade científica, pois a concepção de um buraco negro era uma ideia nova que muitos não prestaram atenção. Foi só na década de 1960 que o termo buraco negro acabou se popularizando
The Mechanism of Nuclear Fission (Bohr, 1939)
Este artigo foi escrito por Niels Bohr e John Archibald Wheeler em 1939 (juntamente com o artigo de Oppenheimer). Foi uma grande coincidência que este artigo tenha sido publicado no dia da abertura da Segunda Guerra Mundial, em 1º de setembro. Este artigo descreveu o mecanismo de fissão nuclear que mais tarde seria a teoria crucial para o estabelecimento do projeto Manhattan e o desenvolvimento da bomba atômica, já que os alemães já detinham conhecimento sobre o funcionamento da fissão (mas não como torná-la possível). Esse fato motivou cientistas como Einstein e Bohr contatarem o governo dos Estados Unidos para tratar da questão nuclear.
Observation of Gravitational Waves from a Binary Black Hole Merger (B. P. Abbott et al., 2016)
Quando Einstein escreveu a teoria geral da relatividade descrevendo a gravidade, ele teve a ideia de que ela deixa uma ondulação no espaço-tempo das chamadas ondas gravitacionais. Mais tarde, ele não tinha certeza sobre suas suposições, já que nenhum meio de prová-lo experimentalmente estava presente naquela época. Essas ondulações são geralmente fracas e indetectáveis. Mas uma explosão grande o suficiente ou o colapso de dois buracos negros poderia criar as ondas que poderiam ser detectadas em laboratório. O LIGO detectou-o com sucesso em 2016, o que foi relatado nestre artigo de 2016.
The Origin of Chemical Elements (Alpher, Bethe, Gamow, 1948)
Neste artigo, Ralph Alpher, Hans Bethe e Gegorge Gamow apresentaram as bases do que hoje conhecemos popularmente como “Teoria do Big-Bang”. A “grande expansão” foi utilizada como modelo para explicar a origem dos elementos químicos, mas, a medida em que as ideias de Alpher e de seus colegas foram se popularizando pela ciência, percebeu-se que a própria expansão do universo poderia ser discutida a partir de um modelo de expansão.

. . . . .


O ccult.org é um projeto de divulgação científica independente sobre temas de cultura científica e ensino de ciências da natureza criado e mantido por F. C. Gonçalves desde fevereiro de 2019. Conheça o projeto.

Você pode contribuir financeitamente com o ccult.org. A partir de R$ 1 por mês, você ajuda o projeto a crescer cada vez mais, recebe brindes especiais e ainda concorre a prêmios exclusivos! Acesse: apoia.se/siteccult e saiba mais.

Acompanhe o ccult.org no Facebook, Instagram e Mastodon.

Mais do ccult.org