Artigos científicos históricos #2

Shares

Dando sequência ao primeiro post da série “Artigos científicos históricos”, listamos mais sete artigos científicos que você deveria conhecer. Os critérios foram explicados no começo da série (clique aqui para conferir). Em resumo, adotamos as seguintes ideias:

  • o artigo está disponível para leitura;
  • o artigo trouxe uma contribuição significativa para o conhecimento científico ou tecnológico;
  • é considerado um marco histórico dentro do contexto de sua publicação.

A lista #2:

Observation of a new particle in the search for the Standard Model Higgs boson with the ATLAS detector at the LHC (AAD, G. et al, 2012)
Este artigo com mais de dois mil autores (!) relata o bóson de Higgs finalmente observado nos experimentos no LHC, um dos mais importantes aceleradores de partículas do mundo e pertencente ao CERN, centro de pesquisas nucleares da Europa. A partícula foi teorizada por Peter Higgs na década de 1970 e sua observação foi um marco para o modelo-padrão da Física.
A relation between distance and radial velocity among extra-galactic nebulae [HUBBLE, 1929]
Foi neste artigo que Edwin Powell Hubble apresentou o mundo a sua conclusão de que a então nebulosa de andrômeda era, na verdade, uma galáxia. De quebra, Hubble ainda demonstrou que o universo estava em expansão, o que modificou completamente a nossa percepção sobre mundo [1]
Natural System of Elements and Its Use in Determination of the Undiscovered Elements [MENDELEEV, 1869]
Em março de 1869, Dmitri Mendeleev surpreendia o mundo com a organização dos elementos químicos na primeira tabela periódica da história. O feito de Mendeleev permitiu um avanço considerável em inúmeras áreas da ciência, inclusive por prever a existência de elementos que ainda não haviam sido descobertos.
On a Heuristic Point of View Concerning the Production and Transformation of Light [EINSTEIN, 1905]
Um dos artigos do annus mirabilis que Einstein apresentou ao mundo, este artigo descreve o “efeito fotoelétrico”, o que lhe rendeu o Prêmio Nobel de 1921.
Observation of a Rapidly Pulsating Radio Source [HEWISH et. al, 1968]
Este artigo descreve a descoberta dos pulsares, estrelas de nêutrons que possuem um imenso campo magnético. Com a sua descoberta, a radioastronomia se desenvolveu com uma imensa velocidade. Além disso, o artigo tem uma controversa ética: a descoberta dos pulsares fora realizada por Jocelyn Bell, uma das autoras do trabalho, mas fora Antony Hewish quem acabou laureado com o Nobel em 1974, provocando protestos significativos da comunidade científica.
The effect produced on diabetes by extracts of pancreas [BANTING et al, 1922]
Neste histórico artigo, Frederick Banting apresentou o mecanismo de produção de insulina humana pelo pâncreas e a sua relação com a diabetes mellitus. A partir de então, os tratamentos para a doença se tornaram muito mais eficazes, salvando milhões de pessoas e permitindo uma melhor qualidade de vida para os pacientes.

[1] Sobre a descoberta de Hubble: VAR e a descoberta de outras galáxias

IMAGEM DESTQUE: FLICKR, ROBERT CUDMORE/NATURE

. . . . .

Shares

Mais do ccult.org

O Segredo e o esoterismo quântico

A revolução não será televisionada. E não estou falando do documentário sobre o fracassado golpe de estado na Venezuela. Falo …

O PISA e o senso comum sobre o ensino de ciências

No último dia 03 de dezembro, o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão ligado ao …

Eletrostática contra a covid-19

Foi na Grécia Antiga que a ideia primordial de o que nos constituía ganhou seus primeiros moldes. Não é uma …

O arco-íris e a composição das estrelas

Um dos álbuns musicais mais conhecidos da história foi lançado em março de 1973 e sua capa ainda hoje é …

Viagem pelas histórias da América Latina

A América Latina é repleta de culturas, que se manifestam nas cores, músicas e histórias que cada pedacinho de nossa …

Pela relevância do conhecimento científico (ou tome sozinho a sua água sem tratamento)

No começo do século XX, alguns artistas franceses foram convidados a produzir pinturas que retratassem como seria a França nos anos …