Apresentando a ciência com Um Sábado Qualquer

Arte e ciência têm muitos pontos em comum e, em muitas ocasiões, se equilibram em suas aplicações mútuas em seus diversos campos, como apresentado neste texto sobre o uso de infográficos em sala de aula – especialmente no ensino de ciências. Por isso, utilizar recursos artísticos para representar conceitos científicos (ou utilizar conceitos científicos para compreender a profundidade de feitos artísticos).

Uma das formas de arte mais interessantes para se utilizar como ferramenta didática são as histórias em quadrinhos. Com as HQs, é possível trabalhar diversos temas que relacionam diferentes áreas do conhecimento. E nem é necessário recorrer a histórias em quadrinhos produzidas pelos grandes estúdios: é possível, por exemplo, recorrer a tirinhas especialmente produzidas para o ensino de Física (e de ciências da natureza, como um todo), como as do projeto “Tirinhas de Física” produzidas por Francisco Caruso e Luísa Daou, que abordam temas que permitem discutir conceitos físicos em uma linguagem simples e muito acessível para os alunos [1, 2].

Livro “Cientirinhas”, de Marco Merlin publicado pela Editora Miguilim

Além das tirinhas produzidas por Caruso e Daou, temos o projeto “Cientirinhas”, projeto de divulgação científica produzido pelo cartunista brasileiro Marco Merlin. Em seu perfil no Instagram, são publicadas diversas tirinhas com temas de ciências da natureza que remetem a situações de pesquisa científica, do cotidiano dos leitores e de assuntos que estão em pauta e que envolvem o contexto científico. Em 2021, as tirinhas produzidas por Merlin foram publicadas em livro (impresso e digital), cuja leitura deliciosa é recomendadíssima.

Mas além de discutir os conceitos científicos, é fundamental discutir a produção do conhecimento científico em si, isto é, discutir como os conhecimentos das ciências são pesquisados, avaliados e validados pelos cientistas em todo o mundo. Por isso, achei interessantíssimo este trabalho do cartunista Carlos Ruas, autor do maravilhoso “Um Sábado Qualquer”. O “USQ” começou como um blog [3] e hoje tem o seu espaço cativo nas redes sociais e nas estantes de milhares de leitores por aí (eu incluso!). No projeto, Ruas oferece ilustrações sobre filosofia, ciência e religião, sempre com um texto leve, humor e uma linguagem que permite reflexões muito profundas sobre tudo o que nos cerca – essa ilustração sobre a importância cultural da observação do céu noturno é poética de tão bonita.

Em seu lançamento mais recente, Carlos Ruas apresenta o conhecimento científico em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (@MCTI nas redes sociais). Trata-se do livro “Ciência para o seu desenvolvimento”, onde o autor apresenta a importância de se conhecer o funcionamento da ciência e como é o trabalho dos cientistas para entender como tudo isso reflete em nossas vidas.

O livro é disponibilizado gratuitamente pelo MCTI a partir da solicitação dos interessados no perfil no Instagram e enviado para o endereço solicitado com frete grátis. Interessantíssimo para todos, em especial, para professores e professoras que podem utilizar o livro para apresentar o conhecimento científico em seus detalhes.  

Então, não perca a oportunidade! Um livro ilustrado por Carlos Ruas já é imperdível; sobre ciência, então, é quase obrigatório!

. . . . .

[1] Sugestões de uso das tirinhas podem ser acessadas neste trabalho de Pena (2003): http://sbfisica.org.br/fne/Vol4/Num2/v4n2a08.pdf
[2] Ainda sobre este tema, fica a dica de leitura da reportagem publicada pela Revista Pesquisa Fapesp: https://revistapesquisa.fapesp.br/ciencia-em-tirinhas/

. . . . .


O ccult.org é um projeto de divulgação científica independente sobre temas de cultura científica e ensino de ciências da natureza criado e mantido por F. C. Gonçalves desde fevereiro de 2019. Conheça o projeto.

Você pode contribuir financeitamente com o ccult.org. A partir de R$ 1 por mês, você ajuda o projeto a crescer cada vez mais, recebe brindes especiais e ainda concorre a prêmios exclusivos! Acesse: apoia.se/siteccult e saiba mais.

Acompanhe o ccult.org no Facebook, Instagram e Mastodon.

Mais do ccult.org