InícioThe Nobel Collection

The Nobel Collection

Existem algumas iniciativas de divulgação do conhecimento científico que buscam aproximar cientistas do público geral. Uma das mais famosas é a Scientific American, que desde 1845, publica textos sobre estudos científicos – muitos deles escritos pelos próprios responsáveis pelas pesquisas apresentadas pela revista.

No Brasil, temos o Instituto Ciência Hoje – ICH – que publica as revistas de divulgação científica “Ciência Hoje” e a “Ciência Hoje das Crianças” (uma das revistas de divulgação científica em língua portuguesa mais interessantes que já li). As duas publicações trazem textos preparados por pesquisadores, que apresentam e discutem estudos, descobertas e contextos em que os resultados podem ter para a ciência e a sociedade.

Outras iniciativas brasileiras de divulgação científica promovida por instituições ligadas à ciência com a publicação de textos de pesquisadores são: Revista Pesquisa Fapesp e o Instituto Questão de Ciência.

Agora, imagine conseguir reunir textos elaborados por ganhadores do Prêmio Nobel direcionados para crianças e adolescentes? Tudo isso está disponível no “The Nobel Collection”, iniciativa da Frontiers for Young Minds, uma revista científica que publica artigos de acesso aberto voltados para o público entre 8 e 15 anos de idade. Aliás, a Frontiers for Young Minds também publica artigos científicos revisados por pares com a idade do público-alvo da publicação. Em outras palavras: a revisão dos artigos submetidos para a revista é feita por crianças e adolescentes. Tudo para, de acordo com a revista, garantir que os artigos científicos publicados tenham a linguagem compreensível para os leitores e permitir que os revisores vivenciem o processo de aceite e peer-review que é comum em publicações científicas sérias.

Os artigos escritos pelos ganhadores do Nobel são multidisciplinares e permitem introduzir e aprofundar discussões sobre diversos tópicos entre as áreas do conhecimento que abrangem cada Prêmio Nobel. Você pode acessar integralmente os conteúdos no site do The Nobel Collection. Todos os textos estão publicados em inglês — mas o Google Tradutor é seu amigo.

Em tempo: uma iniciativa relativamente parecida com a proposta do Frontiers for Young Minds é o periódico Scientia Prima, publicado pela Associação Brasileira de Incentivo à Ciência — ABRIC — com artigos produzidos no âmbito da educação básica, envolvendo (ou não) atividades de iniciação científica. Mais detalhes sobre a publicação podem ser obtidos neste site.

. . . . .


O ccult.org é um projeto de divulgação científica independente sobre temas de cultura científica e ensino de ciências da natureza criado e mantido por F. C. Gonçalves desde fevereiro de 2019. Conheça o projeto.

Você pode contribuir financeiramente com o ccult.org. A partir de R$ 1 por mês, você ajuda o projeto a crescer cada vez mais, recebe brindes especiais e ainda concorre a prêmios exclusivos! Acesse: apoia.se/siteccult e saiba mais.

Acompanhe o ccult.org no Facebook, Instagram e Mastodon.

F. C. Gonçalves

Flávio “F. C.” Gonçalves é mestre em ciências pela Escola de Engenharia de Lorena (EEL-USP) desde 2019, além de licenciado em Física pela Universidade de Taubaté (Unitau) desde 2010, mesmo ano em que passou a atuar no ensino de Física nos níveis fundamental e médio. Como não sabe desenhar nem tocar nenhum instrumento musical, tampouco possui habilidades para construir qualquer tipo de artesanato, restou-lhe a escrita: “quando não sei o que dizer, escrevo”, diz. Desde criança é entusiasta do conhecimento científico. Da sede de querer conhecer mais sobre o mundo veio a paixão pela Astronomia. E quando menos percebeu, estava escrevendo e falando sobre o conhecimento científico para quem quisesse ler ou ouvir.

Post navigation

Leave a Comment

Deixe um comentário