O conhecimento científico, do mesmo modo que outros tipos de conhecimentos humanos, possui um conjunto de elementos próprios, ritos e métodos que, ao fim das contas, nos permite diferenciá-lo e caracterizá-lo como… Ciência. Assim, quando pensamos na ciência enquanto prática desenvolvida por cientistas, precisamos compreender os passos e as regras que estão envolvidas nesses momentos para então compreender como é que a ciência funciona. Ou seja: compreender o conhecimento científico passa por conhecer como é o seu desenvolvimento, as barreiras, os consensos, as limitações e as vantagens que o conhecimento científico possui diante dos outros tipos de conhecimentos.
Aqui no ccult.org procuramos discutir esses elementos da ciência que estão compreendidos dentro do que se denomina “cultura científica”. A cultura científica, enquanto campo de pesquisa científica, é uma área relativamente recente e por isso, está em desenvolvimento desde a sua concepção enquanto definição, passando pela caracterização de seus elementos constituintes, até a formação básica desse tipo de cultura na educação científica e no exercício da cidadania. Afinal, nossa sociedade está completamente implicada com as consequências do desenvolvimento científica; desta forma, compreender como a ciência funciona não é apenas uma necessidade prática para a vida acadêmica: ela é uma importante aliada na tomada de decisões no cotidiano.
A lista a seguir traz alguns livros que considero essenciais para a compreensão dos elementos que constituem a ciência e o trabalho dos cientistas, e de sua relação com os mais diversos aspectos de nosso cotidiano. E não, essa lista não é, de forma alguma, uma lista definitiva de livros sobre a cultura científica.
Clique em cada título para acessar mais informações sobre a obra.
. . . . .

F. C. Gonçalves é mestre em ciências pela Escola de Engenharia de Lorena (EEL-USP) desde 2019, além de licenciado em Física pela Universidade de Taubaté (Unitau) desde 2010, mesmo ano em que passou a atuar no ensino de Física nos níveis fundamental e médio. Como não sabe desenhar nem tocar nenhum instrumento musical, tampouco possui habilidades para construir qualquer tipo de artesanato, restou-lhe a escrita: “quando não sei o que dizer, escrevo”, diz. Desde criança é entusiasta do conhecimento científico. Da sede de querer conhecer mais sobre o mundo veio a paixão pela Astronomia. E quando menos percebeu, estava escrevendo e falando sobre o conhecimento científico para quem quisesse ler ou ouvir.
[…] de ciência, fica a sugestão de ler a nossa seleção de livros sobre cultura científica (https://ccult.org/livros-para-voce-se-aprofundar-na-cultura-cientifica/) e as resenhas sobre obras que discutem temas de ciência […]