Ciência não é um bicho-de-sete-cabeças: um livro sobre o conhecimento científico

Eu defendo que o conhecimento científico, a ciência que tanto ouvimos falar por aí — e até discutimos em várias ocasiões, com maior ou menor profundidade — é um complexo meio de tentar explicar o mundo. E por isso mesmo, deveria ser também explicada, destrinchada, apresentada em suas mais diversas faces, interesses e práticas. Como bem aponta Feyerabend em seus clássicos “Contra o Método” e “A Ciência em uma sociedade livre” (Editora Unesp, 2012, 288p.), a ciência só será, de fato, um empreendimento democrático quando todos nós pudermos ter acesso a ela; o que implica que este acesso aconteça também no nível de entendimento sobre as suas práticas, sobre a formação e o trabalho dos cientistas e até dos problemas e soluções que as pesquisas científicas podem oferecer.

Mas discutir o conhecimento científico em todas as suas etapas e complexidades exige tempo, espaço, detalhes e especificidades próprias para cada objetivo. Aqui no ccult.org, há quase cinco anos (!), venho tentando trazer um pouco do conhecimento sobre a ciência, sobre os métodos, sobre as práticas e como tudo isso implica em nosso mundo. Não é uma tarefa fácil, como já desabafei neste texto de aniversário do projeto e neste episódio do ccultcast. Mas é algo que me agrada e que me permite pensar que é a minha forma de contribuir para um mundo melhor.  E que não tem se limitado ao ccult.org, enquanto projeto com produções quase exclusivas para um blog. Em 2022, publiquei o zine “Cultura Científica em Oito Textos” (exemplares disponíveis na loja do ccult.org). E agora, um segundo livro sobre os elementos culturais da ciência chega ao mundo.

Ciência não é um bicho-de-sete-cabeças” é o meu mais novo livro. Escrito a partir das reflexões sobre o conhecimento científico apresentadas durante uma palestra ministrada por mim na 40ª Semana de Psicologia da Universidade de Taubaté, o livro busca apresentar, em linguagem simples e acessível, alguns elementos que considero essenciais dentro da cultura científica: desde a formação dos cientistas até o desenvolvimento de seu trabalho nos ambientes de pesquisa, passando por discussões sobre a comunicação da ciência em ambientes dentro e fora da pesquisa científica. Desta forma, o livro está estruturado para apresentar e introduzir a filosofia da ciência e as percepções metodológicas e o desenvolvimento do conhecimento científico em uma espécie de “espiral”, que inicia o seu percurso dentro da ciência e termina nas implicações deste conhecimento para a sociedade.

Você pode adquirir o seu exemplar do livro “Ciência não é um bicho-de-sete-cabeças” diretamente na loja da Editora Ciência Moderna, em formato físico e digital. Os apoiadores do ccult.org que contribuírem a partir de R$ 10 durante o mês de agosto concorrem ao sorteio de um exemplar autografado do livro (clique aqui para conhecer as formas de apoio, valores e os benefícios). O sorteio será realizado na primeira semana de setembro de 2023 — fique de olho nos perfis do ccult.org no Instagram e no Facebook para maiores informações. Agora, só me resta plantar uma árvore. O gol de bicicleta do Rony eu vi ao vivo no estádio.

. . . . .


O ccult.org é um projeto de divulgação científica independente sobre temas de cultura científica e ensino de ciências da natureza criado e mantido por F. C. Gonçalves desde fevereiro de 2019. Conheça o projeto.

Você pode contribuir financeitamente com o ccult.org. A partir de R$ 1 por mês, você ajuda o projeto a crescer cada vez mais, recebe brindes especiais e ainda concorre a prêmios exclusivos! Acesse: apoia.se/siteccult e saiba mais.

Acompanhe o ccult.org no Facebook, Instagram e Mastodon.

Mais do ccult.org