The Nobel Collection e outras iniciativas de divulgação científica por pesquisadores para o público escolar

Compartilhe:

Shares

Existem algumas iniciativas de divulgação do conhecimento científico que buscam aproximar cientistas do público geral. Uma das mais famosas é a Scientific American, que desde 1845, publica textos sobre estudos científicos – muitos deles escritos pelos próprios responsáveis pelas pesquisas apresentadas pela revista.

No Brasil, temos o Instituto Ciência Hoje que publica as revistas de divulgação científica “Ciência Hoje” e a “Ciência Hoje das Crianças” (uma das revistas de divulgação científica em língua portuguesa mais interessantes que já li). As duas publicações trazem textos preparados por pesquisadores, que apresentam e discutem estudos, descobertas e contextos em que os resultados podem ter para a ciência e a sociedade.

Outras iniciativas brasileiras de divulgação científica promovida por instituições ligadas à ciência com a publicação de textos de pesquisadores — não necessariamente o público jovem — são: Revista Pesquisa Fapesp e o Instituto Questão de Ciência.

Agora, imagine conseguir reunir textos elaborados por ganhadores do Prêmio Nobel direcionados para crianças e adolescentes? Tudo isso está disponível no “The Nobel Collection”, iniciativa da Frontiers for Young Minds, uma revista científica que publica artigos de acesso aberto voltados para o público entre 8 e 15 anos de idade. Aliás, a Frontiers for Young Minds também publica artigos científicos revisados por pares com a idade do público-alvo da publicação. Em outras palavras: a revisão dos artigos submetidos para a revista é feita por crianças e adolescentes. Tudo para, de acordo com a revista, garantir que os artigos científicos publicados tenham a linguagem compreensível para os leitores e permitir que os revisores vivenciem o processo de aceite e peer-review que é comum em publicações científicas sérias.

Os artigos escritos pelos ganhadores do Nobel são multidisciplinares e permitem introduzir e aprofundar discussões sobre diversos tópicos entre as áreas do conhecimento que abrangem cada premiação. Você pode acessar integralmente os conteúdos no site do The Nobel Collection. Todos os textos estão publicados em inglês — mas o Google Tradutor é seu amigo.  

Em tempo: uma iniciativa relativamente parecida com a proposta do Frontiers for Young Minds é o periódico Scientia Prima, publicado pela Associação Brasileira de Incentivo à Ciência — ABRIC — com artigos produzidos no âmbito da educação básica, envolvendo (ou não) atividades de iniciação científica. A diferença aqui é que os artigos são de autoria de alunos, mas a revisão é feita por profissionais formados nas áreas de abrangência das pesquisas submetidas para a publicação. Mais detalhes sobre a Scientia Prima podem ser obtidos neste site.

. . . . .

Para saber mais:

. . . . .

Que bom que você chegou até aqui! Agora, que tal nos ajudar a levar cada vez mais conteúdos sobre ciência e educação para ainda mais pessoas? Clique nos botões de compartilhamento e envie este conteúdo para outras pessoas! Aproveite e siga os nossos conteúdos em nossas redes sociais. Estamos no Facebook, no Twitter e também no Instagram.  

Compartilhe:

Shares

Mais do ccult.org

Conhecimento, vida universitária e defesa da ciência: um convite ao pensamento para o ingresso no ensino superior

Eu leciono física para o ensino básico – especialmente para o ensino médio – desde 2010. Já passei por algumas …

CCULT LIVROS #2 – Próxima Parada: Marte

Ser um astronauta estava entre os três principais sonhos de minha infância. Talvez fosse essa mesma classificação na hierarquia de …

As mais lidas da semana do ccult.org #1 (e uma dica cultural)

Nesta semana em que comemoramos o Dia do Professor (no Brasil, no dia 15 de outubro), o ccult.org dedicou boa …

Siga o ccult.org e não perca nenhuma atualização

Seguir as atualizações do ccult.org é simples, rápido e gratuito. Estamos no Facebook, Twitter, Instagram e no Google Notícias. Se …

ccultcast quatro: reflexões sobre o ensino de ciências durante a pandemia

Neste episódio, apresentamos breves reflexões sobre o ensino de ciências durante a pandemia e discutimos o que podemos fazer para …

Detecção de chuveiros cósmicos no túnel 9 de julho

Wikimedia Há uma lenda muito famosa de que César Lattes — físico brasileiro cujo nome batiza a plataforma que reúne a …