Periódicos científicos na palma de sua mão: aplicativos e sites para acessar e gerenciar artigos

Nos últimos anos, o acesso aos periódicos científicos tem sido facilitado pelo crescente acesso à internet e a parceria entre instituições de pesquisa ou de fomento com editoras — como é o caso da Capes, que através de seu Portal de Periódicos, permite o acesso gratuito a revistas científicos e a artigos por estudantes e pesquisadores vinculados as principais instituições de ensino superior do Brasil. Fora a busca pelo Periódicos Capes, é possível pesquisar artigos ou periódicos científicos pelo Google Scholar ou pelo Microsoft Academic

Outro mecanismo que tem facilitado a troca de informações e de artigos por cientistas de todo o mundo são as redes sociais. Além das comumente utilizadas, como Facebook e o LinkedIn, há o ReserachGate, que é uma rede social totalmente voltada para cientistas e pesquisadores trocarem informações e disponibilizarem seus trabalhos, pré-prints (não sabe o que é um pré-print? Que tal dar uma olhada neste texto sobre os principais termos relacionados com a pesquisa científica?), além de trocar contatos profissionais. O uso é gratuito, mas o site como um todo está em inglês.

Entretanto, acessar esses materiais pode não ser intuitivo. Ou você pode não gostar da interface oferecida pelos sites de busca. Ou pode querer organizar tudo em um lugar só.

Para resolver isso, Researcher (disponível para Android e iOS) propõe reunir mais de 15 mil periódicos científicos com acesso gratuito. No aplicativo, é possível filtrar a busca aos periódicos por autor, área ou palavras-chave. E o melhor é a possibilidade de receber notificações sobre atualizações de periódicos ou de autores, diretamente no telefone celular.

O Researcher também oferece a integração com contas institucionais e com os principais serviços de gerenciamento de referências, como o Mendeley e o Zotero. Assim, você pode compartilhar diretamente do Researcher um ou mais artigos para o seu gerenciador ou enviar por e-mail para qualquer pessoa.

Além do Researcher, o PubMed HUB é uma alternativa para a pesquisa em periódicos de diversas áreas, embora cobre uma assinatura para remover anúncios no app. Apesar do nome, ele não é vinculado ao famoso PubMed que reúne publicações na área de biomedicina e tem sido grande fonte de dados sobre a pandemia de covid-19.

. . . . .

. . . . .

Que bom que você chegou até aqui! Agora, que tal nos ajudar a levar cada vez mais conteúdos sobre ciência e educação para cada vez mais pessoas? Além de compartilhar nossos conteúdos e de nos seguir no Facebook e no Twitter, você pode contribuir com o ccult.org com valores a partir de R$ 1. Acesse: apoia.se/ccult e contribua conosco!

 

Mais do ccult.org

Aqui somos #TodosPelasVacinas

Habemus vaccinum (aprovadas para aplicação em território brasileiro)! Com a aprovação emergencial das vacinas contra a covid-19 pela Agência Nacional …

Como contribuir com a pesquisa científica mesmo se você não for cientista

Os dados da mais recente pesquisa de percepção pública da ciência e da tecnologia realizada no Brasil indicam que apenas …

Dicas de uso da realidade aumentada no ensino de ciências

É fato que a pandemia de COVID-19 forçou a entrada de inovações tecnológicas no ensino de ciências. A sala de …

STEM e a carta de Neil deGrasse Tyson

É recorrente, dentro da perspectiva histórica do ensino de ciências, o aparecimento de programas de ensino. Esses programas, como se …

Infográficos como recurso didático para as aulas de ciências

Os infográficos são largamente utilizados no jornalismo como recurso de complemento a notícias. A ideia é ilustrar fenômenos, acontecimentos e …

Mapeando as discussões sobre ciência no Twitter

Criada em 2017, a hashtag é um marco na comunicação na internet. A ideia é simples: marcar assuntos ou temas …

Scroll Up