Periódicos científicos na palma de sua mão: aplicativos e sites para acessar e gerenciar artigos

Nos últimos anos, o acesso aos periódicos científicos tem sido facilitado pelo crescente acesso à internet e a parceria entre instituições de pesquisa ou de fomento com editoras — como é o caso da Capes, que através de seu Portal de Periódicos, permite o acesso gratuito a revistas científicos e a artigos por estudantes e pesquisadores vinculados as principais instituições de ensino superior do Brasil. Fora a busca pelo Periódicos Capes, é possível pesquisar artigos ou periódicos científicos pelo Google Scholar ou pelo Microsoft Academic

Outro mecanismo que tem facilitado a troca de informações e de artigos por cientistas de todo o mundo são as redes sociais. Além das comumente utilizadas, como Facebook e o LinkedIn, há o ReserachGate, que é uma rede social totalmente voltada para cientistas e pesquisadores trocarem informações e disponibilizarem seus trabalhos, pré-prints (não sabe o que é um pré-print? Que tal dar uma olhada neste texto sobre os principais termos relacionados com a pesquisa científica?), além de trocar contatos profissionais. O uso é gratuito, mas o site como um todo está em inglês.

Entretanto, acessar esses materiais pode não ser intuitivo. Ou você pode não gostar da interface oferecida pelos sites de busca. Ou pode querer organizar tudo em um lugar só.

Para resolver isso, Researcher (disponível para Android e iOS) propõe reunir mais de 15 mil periódicos científicos com acesso gratuito. No aplicativo, é possível filtrar a busca aos periódicos por autor, área ou palavras-chave. E o melhor é a possibilidade de receber notificações sobre atualizações de periódicos ou de autores, diretamente no telefone celular.

O Researcher também oferece a integração com contas institucionais e com os principais serviços de gerenciamento de referências, como o Mendeley e o Zotero. Assim, você pode compartilhar diretamente do Researcher um ou mais artigos para o seu gerenciador ou enviar por e-mail para qualquer pessoa.

Além do Researcher, o PubMed HUB é uma alternativa para a pesquisa em periódicos de diversas áreas, embora cobre uma assinatura para remover anúncios no app. Apesar do nome, ele não é vinculado ao famoso PubMed que reúne publicações na área de biomedicina e tem sido grande fonte de dados sobre a pandemia de covid-19.

. . . . .

Mais do ccult.org

Mapeando as discussões sobre ciência no Twitter

Criada em 2017, a hashtag é um marco na comunicação na internet. A ideia é simples: marcar assuntos ou temas …

Feliz Dia Nacional da Ciência!

Em um dia como hoje, 8 de julho, era fundada a primeira entidade científica brasileira: a Sociedade Brasileira para o …

Divulgação científica contra as notícias falsas sobre o coronavírus

Uma das tarefas mais importantes da divulgação científica é a de informar corretamente os fatos científicos, especialmente quando eles ainda …

ccultcast dois: os artigos científicos

O segundo episódio do ccultcast está no ar! Neste episódio, discutimos a produção e o papel (sem trocadilhos, por favor!) …

A questão do plágio na ciência

Uma das piores infrações éticas que alguém pode cometer em uma pesquisa científica é o plágio. Em resumo, o plágio …

Recursos virtuais para aulas de ciências

Um das vantagens nas aplicações no ensino de ciências das tecnologias digitais de informação e comunicação (também conhecidas pela sigla …

Scroll Up
Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0