Fontes brasileiras de dados sobre a covid-19

Em meio a maior pandemia do século, o governo brasileiro resolveu diminuir a transparência na divulgação dos dados de casos confirmados e de óbitos relacionados a covid-19. Primeiro, em 05 de junho, o governo começou a atrasar propositalmente a divulgação dos dados sobre a doença para às 22h, com o claro intuito de diminuir o alcance das informações nos telejornais noturnos. Em seguida, alterou os dados disponibilizados em seu site e nos boletins diários, de modo a destacar o número de recuperados e apenas os óbitos diários. E em uma última cartada, retirou do ar o painel de dados sobre a covid-19, restabelecendo o acesso após alguns dias.

Essa mudança na divulgação dos dados referentes à pandemia do novo coronavírus provocou reações de diversos setores da sociedade que, claro, cobram maior agilidade e transparência ao governo na divulgação dos dados e no trabalho de combate a doença. Felizmente, a comunidade de dados brasileira se movimentou rapidamente e trouxe uma série de ferramentas que permitem a consulta cruzada de dados oriundas das secretarias municipais e estaduais de saúde.

Listamos algumas dessas ferramentas a seguir. Todas são gratuitas e mantidas em diretórios independentes com dados coletados diretamente das secretarias de saúde. Infelizmente, não há como ter exatidão nos dados por conta da ausência de transparência do governo federal diante da crise do novo coronavírus e da imensa subnotificação dos casos de covid-19 no Brasil.

Além dessas iniciativas de compilação de dados sobre a covid-19 no Brasil, outros sites que podem ser úteis na busca de dados sobre a doença:

Esta lista estará em constante atualização. E #FiqueEmCasa.

. . . . .

Que bom que você chegou até aqui! Agora, que tal nos ajudar a levar cada vez mais conteúdos sobre ciência e educação para cada vez mais pessoas? Além de compartilhar nossos conteúdos e de nos seguir no Facebook e no Twitter, você pode contribuir com o ccult.org com valores a partir de R$ 1. Acesse: apoia.se/ccult e contribua conosco!

 

Mais do ccult.org

Aqui somos #TodosPelasVacinas

Habemus vaccinum (aprovadas para aplicação em território brasileiro)! Com a aprovação emergencial das vacinas contra a covid-19 pela Agência Nacional …

Como contribuir com a pesquisa científica mesmo se você não for cientista

Os dados da mais recente pesquisa de percepção pública da ciência e da tecnologia realizada no Brasil indicam que apenas …

Dicas de uso da realidade aumentada no ensino de ciências

É fato que a pandemia de COVID-19 forçou a entrada de inovações tecnológicas no ensino de ciências. A sala de …

STEM e a carta de Neil deGrasse Tyson

É recorrente, dentro da perspectiva histórica do ensino de ciências, o aparecimento de programas de ensino. Esses programas, como se …

Infográficos como recurso didático para as aulas de ciências

Os infográficos são largamente utilizados no jornalismo como recurso de complemento a notícias. A ideia é ilustrar fenômenos, acontecimentos e …

Mapeando as discussões sobre ciência no Twitter

Criada em 2017, a hashtag é um marco na comunicação na internet. A ideia é simples: marcar assuntos ou temas …

Scroll Up