Fontes brasileiras de dados sobre a covid-19

Compartilhe:

Shares

Em meio a maior pandemia do século, o governo brasileiro resolveu diminuir a transparência na divulgação dos dados de casos confirmados e de óbitos relacionados a covid-19. Primeiro, em 05 de junho, o governo começou a atrasar propositalmente a divulgação dos dados sobre a doença para às 22h, com o claro intuito de diminuir o alcance das informações nos telejornais noturnos. Em seguida, alterou os dados disponibilizados em seu site e nos boletins diários, de modo a destacar o número de recuperados e apenas os óbitos diários. E em uma última cartada, retirou do ar o painel de dados sobre a covid-19, restabelecendo o acesso após alguns dias.

Essa mudança na divulgação dos dados referentes à pandemia do novo coronavírus provocou reações de diversos setores da sociedade que, claro, cobram maior agilidade e transparência ao governo na divulgação dos dados e no trabalho de combate a doença. Felizmente, a comunidade de dados brasileira se movimentou rapidamente e trouxe uma série de ferramentas que permitem a consulta cruzada de dados oriundas das secretarias municipais e estaduais de saúde.

Listamos algumas dessas ferramentas a seguir. Todas são gratuitas e mantidas em diretórios independentes com dados coletados diretamente das secretarias de saúde. Infelizmente, não há como ter exatidão nos dados por conta da ausência de transparência do governo federal diante da crise do novo coronavírus e da imensa subnotificação dos casos de covid-19 no Brasil.

Além dessas iniciativas de compilação de dados sobre a covid-19 no Brasil, outros sites que podem ser úteis na busca de dados sobre a doença:

Esta lista estará em constante atualização. E #FiqueEmCasa.

. . . . .

Que bom que você chegou até aqui! Agora, que tal nos ajudar a levar cada vez mais conteúdos sobre ciência e educação para ainda mais pessoas? Clique nos botões de compartilhamento e envie este conteúdo para outras pessoas! Aproveite e siga os nossos conteúdos em nossas redes sociais. Estamos no Facebook, no Twitter e também no Instagram.  

Compartilhe:

Shares

Mais do ccult.org

CCULT LIVROS #3 – Catorze camelos para o Ceará

Reprodução – Acervo pessoal Existem histórias que envolvem o Brasil que encantam, revoltam e automaticamente implicam em reflexões sobre o …

Conhecimento, vida universitária e defesa da ciência: um convite ao pensamento para o ingresso no ensino superior

Eu leciono física para o ensino básico – especialmente para o ensino médio – desde 2010. Já passei por algumas …

CCULT LIVROS #2 – Próxima Parada: Marte

Ser um astronauta estava entre os três principais sonhos de minha infância. Talvez fosse essa mesma classificação na hierarquia de …

As mais lidas da semana do ccult.org #1 (e uma dica cultural)

Nesta semana em que comemoramos o Dia do Professor (no Brasil, no dia 15 de outubro), o ccult.org dedicou boa …

Siga o ccult.org e não perca nenhuma atualização

Seguir as atualizações do ccult.org é simples, rápido e gratuito. Estamos no Facebook, Twitter, Instagram e no Google Notícias. Se …

ccultcast quatro: reflexões sobre o ensino de ciências durante a pandemia

Neste episódio, apresentamos breves reflexões sobre o ensino de ciências durante a pandemia e discutimos o que podemos fazer para …