Em meio a maior pandemia do século, o governo brasileiro resolveu diminuir a transparência na divulgação dos dados de casos confirmados e de óbitos relacionados a covid-19. Primeiro, em 05 de junho, o governo começou a atrasar propositalmente a divulgação dos dados sobre a doença para às 22h, com o claro intuito de diminuir o alcance das informações nos telejornais noturnos . Em seguida, alterou os dados disponibilizados em seu site e nos boletins diários, de modo a destacar o número de recuperados e apenas os óbitos diários . E em uma última cartada, retirou do ar o painel de dados sobre a covid-19 , restabelecendo o acesso após alguns dias.
Essa mudança na divulgação dos dados referentes à pandemia do novo coronavírus provocou reações de diversos setores da sociedade que, claro, cobram maior agilidade e transparência ao governo na divulgação dos dados e no trabalho de combate a doença. Felizmente, a comunidade de dados brasileira se movimentou rapidamente e trouxe uma série de ferramentas que permitem a consulta cruzada de dados oriundas das secretarias municipais e estaduais de saúde.
Listamos algumas dessas ferramentas a seguir. Todas são gratuitas e mantidas em diretórios independentes com dados coletados diretamente das secretarias de saúde. Infelizmente, não há como ter exatidão nos dados por conta da ausência de transparência do governo federal diante da crise do novo coronavírus e da imensa subnotificação dos casos de covid-19 no Brasil.
- Observatório Covid-19 BR, que reúne diversas estatísticas sobre os casos do novo coronavírus no Brasil: https://covid19br.github.io .
- MonitoraCovid-19, iniciativa do FioCruz a partir do Instituto de Comunicação de Informação Científica e Tecnológica da Saúde (ICICT). Com o MonitoraCovid-19, é possível filtrar dados de casos confirmados por região ou estado: https://bigdata-covid19.icict.fiocruz.br
- Rede Análise COVID-19, que reúne pesquisadores voluntários de diversas áreas que coletam e analisam os dados relacionados à pandemia do novo coronavírus: https://redeaanalisecovid.wordpress.com .
- Extensão para Google Chrome (compatível com qualquer navegador baseado no Chromium, como o Microsoft Edge) que devolve ao site do Ministério da Saúde os dados ausentes de total de contaminados e de mortos: https://chrome.google.com/webstore/detail/transpar%C3%AAncia-covid-19/cmfmagjdlcbepiagpikdhcmbdappdcof . Criação de @apolinariosteps .
- Compilação de dados sobre óbitos e casos totais feita pelas meninas do Peixe Babel (esse é um dos melhores canais de divulgação científica do YouTube!): https://peixebabel.github.io/COVID-19 .
- Painel de dados no Google Data Studio criado e mantido por Arthur Tavares (@coxxa , no Twitter): https://datastudio.google.com/u/0/reporting/ae095f10-325e-4f2e-abcb-efbd66c5a400/page/EDFTB .
- Mapa interativo disponibilizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com os dados sobre a covid-19. No site, é possível consultar o histórico de casos no país e refinar a pesquisa entre diversos dados. Para acessar o mapa, visite o link: https://www.arcgis.com/apps/webappviewer/index.html?id=ee3bd7b2500f43ffa83507f5a8d81ff7&extent=-8500568.7807%2C-3769654.6292%2C-639173.2956%2C779877.2943%2C102100 .
- Brasil.io , uma iniciativa de diversos voluntários de todo o Brasil que compilam dados e reúnem informações sobre diversos temas de interesse nacional, como os gastos de cada deputado com suas legislaturas. O grupo criou um painel (https://brasil.io/dataset/covid19/caso_full/ ) os casos em todo o território nacional. É possível filtrar os resultados por estado e por município também.
- Evolução em tempo real do número de casos de covid-19 no território brasileiro a partir de dados do consórcio de imprensa: https://arte.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2020/cidades-covid
Além dessas iniciativas de compilação de dados sobre a covid-19 no Brasil, outros sites que podem ser úteis na busca de dados sobre a doença:
- Painel da Universidade Johns Hopkins com dados atualizados em tempo real do mundo todo sobre casos de contaminação pelo novo coronavírus . Em inglês.
- Comitê Científico de Combate ao Coronavírus, criado pelo consórcio Nordeste e atualmente gerido pelo neurocientista Miguel Nicolelis .
Esta lista estará em constante atualização. E #FiqueEmCasa.
. . . . .

F. C. Gonçalves é mestre em ciências pela Escola de Engenharia de Lorena (EEL-USP) desde 2019, além de licenciado em Física pela Universidade de Taubaté (Unitau) desde 2010, mesmo ano em que passou a atuar no ensino de Física nos níveis fundamental e médio. Como não sabe desenhar nem tocar nenhum instrumento musical, tampouco possui habilidades para construir qualquer tipo de artesanato, restou-lhe a escrita: “quando não sei o que dizer, escrevo”, diz. Desde criança é entusiasta do conhecimento científico. Da sede de querer conhecer mais sobre o mundo veio a paixão pela Astronomia. E quando menos percebeu, estava escrevendo e falando sobre o conhecimento científico para quem quisesse ler ou ouvir.