Feliz Dia Nacional da Ciência!

Shares

Em um dia como hoje, 8 de julho, era fundada a primeira entidade científica brasileira: a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, também conhecida como SBPC. De lá para cá, a SBPC participou ativamente de momentos importantes do progresso científico brasileiro e do aumento da participação da ciência na tomada de decisões nos mais diversos campos da sociedade brasileira.

Para mais eventos do “Dia Nacional da Ciência”, clique na imagem.
Capa do livro comemorativo dos
70 anos da SBPC.

Desde 2001, a data de criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência marca também o “Dia Nacional da Ciência” e o “Dia Nacional do Pesquisador”. E para comemorar o aniversário de 70 de fundação, a entidade preparou diversos eventos, como o lançamento do livro: “Ciência para o Brasil – 70 anos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)“, além de diversas lives organizadas por pesquisadores e entidades parceiras da SBPC. Você pode conferir a programação completa no site da entidade e toda a movimentação sobre a data pela hashtag #DiaNacionalDaCiência.

. . . . .

Shares

Mais do ccult.org

O Segredo e o esoterismo quântico

A revolução não será televisionada. E não estou falando do documentário sobre o fracassado golpe de estado na Venezuela. Falo …

O PISA e o senso comum sobre o ensino de ciências

No último dia 03 de dezembro, o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão ligado ao …

Artigos científicos históricos

IMAGEM: FLICKR, ROBERT CUDMORE Um artigo científico é uma forma peculiar que cientistas utilizam para se comunicar com outros cientistas. …

Discutindo o conceito de tempo utilizando ficção científica

O tempo talvez seja uma das maiores inquietações da humanidade. Agostinho de Hipona, também conhecido como Santo Agostinho, um dos …

Viagem pelas histórias da América Latina

A América Latina é repleta de culturas, que se manifestam nas cores, músicas e histórias que cada pedacinho de nossa …

Pela relevância do conhecimento científico (ou tome sozinho a sua água sem tratamento)

No começo do século XX, alguns artistas franceses foram convidados a produzir pinturas que retratassem como seria a França nos anos …