O isolamento social decorrente das medidas de contenção do novo coronavírus fez com que muitos sistemas de ensino públicos e privados recorressem aos recursos de reunião pela internet. Docentes e gestores correram contra o tempo para se capacitar e adequar os seus conteúdos para a nova realidade, investindo em equipamentos e treinamentos que não estavam no planejamento. Essa corrida contra o tempo foi um esforço da maioria: essa pesquisa do CGI – Comitê Gestor da Internet – apontou que apenas 28% das escolas em área urbana utilizavam alguma plataforma de aprendizagem, a esmagadora maioria, vinculada à rede privada de educação .
As ferramentas adotadas pelas escolas variam e diversos fatores influenciaram na escolha de cada uma delas. Neste texto, elencaremos algumas extensões complementares ao Google Meet. Essas extensões funcionam como ferramentas que complementam o uso da plataforma e permitem melhorar o engajamento entre professores e alunos, controlar a presença em cada aula remota em que a plataforma é utilizada, entre outras funções.
O requisito básico para a instalação em seu computador é o uso de um navegador baseado no projeto Chromium , que é a base para o Google Chrome e o Microsoft Edge (sim, você pode utilizar essas extensões do Google normalmente em outros navegadores, desde que eles estejam tenham sido desenvolvidos com base no Chromium). Além disso, esses recursos só funcionarão com as extensões instaladas e ativas em seu computador e, em alguns casos, no computador de seus alunos. Para instalar as extensões, basta clicar no nome da extensão e seguir as instruções da página. Vamos lá?
Extensões para Google Meet
- Dualess : divide as janelas e a tela de seu computador em duas, em proporções ajustáveis de acordo com as suas necessidades. É útil para compartilhamento de apresentações ou de materiais que precisariam ser abertos em dois programas diferentes (por exemplo, um PDF e um apresentação do Power Point).
- Google Meet Call Timer : recentemente a Google disponibilizou um relógio para quem criou a reunião. Contudo, não há como contar o tempo ou abrir um cronômetro que fique sempre na tela. Essa extensão faz justamente este trabalho: adiciona um cronômetro ou um timer ajustável e o deixa visível na tela para você registrar a passagem de tempo.
- Google Meet Enhancement Suite : oferece uma gama de recursos para incrementar o Google Meet, como a visualização em formato de grade e a possibilidade de silenciar todos os microfones a partir de algumas teclas – ao invés de clicar em cada participante, por exemplo. É gratuita, mas possui recursos adicionais que são pagos.
- Google Meet Grid View : permite mostrar todos os participantes da reunião ou aula no Google Meet em uma única janela. O Google Meet tem uma solução parecida por padrão, mas ela é limitada a um número menor de participantes.
- Google Meet Grid View – ICE : alternativa ao Google Meet Grid View que permite que você visualize os participantes em uma única tela. Entretanto, não os distribui em ordem alfabética.
- Google Meet Grid View (fix) : Após algumas atualizações no Google Meet, as extensões que permitem visualizar os participantes no layout grade podem sofrer instabilidades até serem atualizadas por seus desenvolvedores. Então, se as duas primeiras indicações não funcionarem com você, temos esta terceira dica para visualizar todos os participantes de uma reunião no Google Meet.
- Meet Attendance : gera automaticamente uma planilha com o horário de entrada de participantes de uma reunião na plataforma.
- Nod – Reactions for Google Meet : um dos problemas do ensino remoto em tempo real é a demora em receber respostas básicas sobre perguntas simples (como o funcionamento do seu microfone ou a qualidade da conexão, por exemplo) ou a necessidade de um aluno interromper o professor para fazer alguma pergunta ou comentário. Esse problema pode ser contornado com essa extensão: ela permite que os demais presentes na aula possam se expressar a partir de emojis e pedir a palavra sem a necessidade de abrir os microfones. Entretanto, para que o recurso funcione para todos, é preciso que todos os participantes tenham a extensão instalada e ativada enquanto fazem uso do Google Meet.
- Web Paint : se você não conhece o Jamboard ou o Microsoft Whiteboard ou se esses dois recursos não satisfazem as suas necessidades, talvez o Web Paint te ajude: com ele instalado, é possível ter uma “caneta virtual” que pode destacar informações, escrever sobre imagens e vídeos que estão em compartilhamento para os participantes.
Outras extensões úteis:
- Text Fragment : extensão criada pela Google que cria links para você compartilhar trechos de textos com outras pessoas. Funciona assim: após a instalação da extensão (clique aqui ), selecione o trecho que você quer enviar e clique com o botão direito do mouse sobre a seleção; então, clique em “Copy Link to Selected Text” e pronto. A extensão gerará um link para você compartilhar com qualquer pessoa. Quando o link compartilhado for aberto, ele direcionará diretamente ao trecho selecionado por você.
. . . . .

F. C. Gonçalves é mestre em ciências pela Escola de Engenharia de Lorena (EEL-USP) desde 2019, além de licenciado em Física pela Universidade de Taubaté (Unitau) desde 2010, mesmo ano em que passou a atuar no ensino de Física nos níveis fundamental e médio. Como não sabe desenhar nem tocar nenhum instrumento musical, tampouco possui habilidades para construir qualquer tipo de artesanato, restou-lhe a escrita: “quando não sei o que dizer, escrevo”, diz. Desde criança é entusiasta do conhecimento científico. Da sede de querer conhecer mais sobre o mundo veio a paixão pela Astronomia. E quando menos percebeu, estava escrevendo e falando sobre o conhecimento científico para quem quisesse ler ou ouvir.
COMO QUE UTILIZA AS EXTENÇOES