Editoras de periódicos da área médica adotam temporariamente o acesso aberto por causa da pandemia de covid-19

Shares

Submeter os resultados de uma pesquisa científica em qualquer área do conhecimento não é uma tarefa simples. Além de todo o trabalho com a pesquisa em si, para que ela seja conhecida por outras pessoas, é preciso submetê-la a um periódico científico. Basicamente, um periódico  é uma revista temática relativa a um ou mais temas dentro de um campo do conhecimento científico. São nesses periódicos que os cientistas conhecem os resultados das pesquisas, novas abordagens para questões conceituais e teóricas, entre outras.

Só que o acesso a esse material, em geral, não é gratuito. Sim, você deve pagar para acessar alguns desses textos – chamados de artigos científicos. Os valores variam entre alguns a algumas centenas de dólares, dependendo da revista na qual o artigo foi publicado. Quanto maior o impacto, isto é, quanto mais um periódico tem seus artigos lidos, citados e discutidos por outros cientistas, maior é o valor para publica e para ler.

Falamos sobre a submissão de artigos científicos neste link.

Pois bem, com a pandemia da covid-19 assolando o mundo, algumas das principais editoras que publicam periódicos, especialmente na área de medicina e saúde, resolveram deixar seus artigos em acesso aberto. Durante alguns meses, não será necessário desembolsar um dinheirão para ler um ou mais artigos disponibilizados pelas editoras e qualquer pessoa poderá acessar os textos, mesmo sem acesso institucional ou login pelo Portal de Periódicos da Capes. Algumas delas:

Outras fontes de textos com acesso aberto devido a pandemia do novo coronavírus pode ser consultada neste endereço da Middle East Techincal University .

Com o acesso a essas informações, a disseminação do conhecimento científico torna-se mais rápida no ambiente acadêmico, além de ser menos custosa em termos financeiros. O acesso aberto ainda não é uma realidade na ciência mundial, mas os caminhos traçados nos últimos anos – incluindo a iniciativa Open Acess e o advento do Sci-Hub – tem mudado a realidade das pesquisas no mundo todo.

. . . . .

Shares

Mais do ccult.org

A questão do plágio na ciência

Uma das piores infrações éticas que alguém pode cometer em uma pesquisa científica é o plágio. Em resumo, o plágio …

Research Rabbit e os caminhos do coelho pesquisador

Nem sempre parece óbvio concluir isso, mas administrar uma pesquisa científica é uma tarefa complexa.  Os estereótipos — ah, os …

Bordados astronômicos de Ellen Harding Baker

Em 1876, após sete anos de dedicação, Ellen Harding Baker finalizou uma obra de arte que utilizava como material de …

Ciência ilustrada no estilo xkcd

Qualquer um que já tenha tido contato com um artigo científico já percebeu que a linguagem e o estilo empregados …

O que é menor do que aquilo que não podemos ver? O caminho até a confirmação da existência dos átomos

“Se, em algum cataclisma, todo o conhecimento científico for destruído e só uma frase puder ser passada para a próxima …

Por que confiar na ciência?

Eu ainda considero nosso tempo paradoxal. Vivemos rodeados de aplicações do conhecimento científico, dependemos dos avanços que ele propicia, nossas …