Editoras de periódicos da área médica adotam temporariamente o acesso aberto por causa da pandemia de covid-19

Submeter os resultados de uma pesquisa científica em qualquer área do conhecimento não é uma tarefa simples. Além de todo o trabalho com a pesquisa em si, para que ela seja conhecida por outras pessoas, é preciso submetê-la a um periódico científico. Basicamente, um periódico  é uma revista temática relativa a um ou mais temas dentro de um campo do conhecimento científico. São nesses periódicos que os cientistas conhecem os resultados das pesquisas, novas abordagens para questões conceituais e teóricas, entre outras.

Só que o acesso a esse material, em geral, não é gratuito. Sim, você deve pagar para acessar alguns desses textos – chamados de artigos científicos. Os valores variam entre alguns a algumas centenas de dólares, dependendo da revista na qual o artigo foi publicado. Quanto maior o impacto, isto é, quanto mais um periódico tem seus artigos lidos, citados e discutidos por outros cientistas, maior é o valor para publica e para ler.

Falamos sobre a submissão de artigos científicos neste link.

Pois bem, com a pandemia da covid-19 assolando o mundo, algumas das principais editoras que publicam periódicos, especialmente na área de medicina e saúde, resolveram deixar seus artigos em acesso aberto. Durante alguns meses, não será necessário desembolsar um dinheirão para ler um ou mais artigos disponibilizados pelas editoras e qualquer pessoa poderá acessar os textos, mesmo sem acesso institucional ou login pelo Portal de Periódicos da Capes. Algumas delas:

Outras fontes de textos com acesso aberto devido a pandemia do novo coronavírus pode ser consultada neste endereço da Middle East Techincal University.

Com o acesso a essas informações, a disseminação do conhecimento científico torna-se mais rápida no ambiente acadêmico, além de ser menos custosa em termos financeiros. O acesso aberto ainda não é uma realidade na ciência mundial, mas os caminhos traçados nos últimos anos – incluindo a iniciativa Open Acess e o advento do Sci-Hub – tem mudado a realidade das pesquisas no mundo todo.

. . . . .

Mais do ccult.org

Acompanhe lives sobre ciência durante o isolamento social

O Gene Repórter, um dos maiores blogs de divulgação científica do Brasil, está compilando os links para lives de ciência …

A desinformação sobre a covid-19, meios de comunicação e a taxa de adesão ao isolamento social

O essencial é invisível aos olhos, como certa vez escreveu Antoine de Saint-Exupéry, autor de “O Pequeno Príncipe”. Mas certas …

O significado de alguns termos relacionados com a publicação de uma pesquisa científica

Com o aumento da demanda por informações relacionadas ao novo coronavírus (Sars-CoV-2), um fenômeno interessante acabou surgindo: a procura por …

No ar, o ccultcast zero

Estreamos o ccultcast! Ainda estamos ajeitando a casa, organizando  as prateleiras, mas você já pode nos acompanhar em nossa página …

Há espaço para a divulgação científica em sala de aula?

O ensino de ciências no Brasil é debatido sob diversas visões desde pelo menos o fim da década de 1970. …

Pães com bolor e a pesquisa com cloroquina: por que você precisa entender como as pesquisas de medicamentos funcionam

É normal que muitas dúvidas apareçam quando uma pandemia surge impões certas mudanças de hábitos na vida de todo mundo. …

Scroll Up