Nós já discutimos o conceito de ciência aberta por aqui. Basicamente, o movimento Open Science defende o acesso ilimitado e irrestrito aos resultados de pesquisas científicas, especialmente aquelas financiadas com recursos públicos. Agora, outro modelo começa a tomar corpo na educação mundial. Trata-se do Open Education, ou “educação aberta” em tradução livre. Neste modelo, recursos de aprendizagem, como aulas, sequências didáticas e materiais educacionais de diversas áreas do conhecimento são compartilhados abertamente, possibilitando o intercâmbio de ideias, concepções didáticas e novas formas de avaliar a aprendizagem e o trabalho docente.

No site da Fundação Open Educational Resources (OER, na sigla em inglês) – fundação mantida em associação com a The Open University e a William and Flora Hewlett Foundation – é possível pesquisar recursos educacionais por áreas ou disciplinas do conhecimento ou por país, em um mapa interativo que apresenta todos os recursos disponíveis do local escolhido.

Existem quase 290 recursos educacionais disponibilizados por colaboradores do Brasil . No total, a plataforma oferece mais de cinco mil recursos educacionais abertos e gratuitos.
Outras plataformas de Educação Aberta
Outras plataformas além da OER World Map disponibilizam recursos educacionais abertos e gratuitos para seus usuários. No Brasil, o destaque fica para o Portal do Professor , mantido pelo Ministério da Educação. Nele é possível encontrar sequências didáticas de aulas expositivas, demonstrações experimentais e um fórum para troca de experiências didáticas entre professores de todo o país.
Além do Portal do Professor, outras plataformas merecem destaque:
- Open Education Global, que reúne estudos sobre o tema, materiais didáticos e projetos relacionados ao Ensino Aberto. Em inglês (https://www.oeglobal.org ), mas com uma versão para a américa latina (https://www.oelatam.org )
- Banco Internacional de Objetos Educacionais, também mantido pelo Ministério da Educação e que disponibiliza para download animações, simuladores e outros materiais para o ensino.
. . . . .
Para saber mais:
- Verbete da Wikipédia sobre os recursos educacionais abertos (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Open_educational_resources
- Repositório de recursos educacionais abertos: http://www.abed.org.br/site/pt/midiateca/referatorio
. . . . .

F. C. Gonçalves é mestre em ciências pela Escola de Engenharia de Lorena (EEL-USP) desde 2019, além de licenciado em Física pela Universidade de Taubaté (Unitau) desde 2010, mesmo ano em que passou a atuar no ensino de Física nos níveis fundamental e médio. Como não sabe desenhar nem tocar nenhum instrumento musical, tampouco possui habilidades para construir qualquer tipo de artesanato, restou-lhe a escrita: “quando não sei o que dizer, escrevo”, diz. Desde criança é entusiasta do conhecimento científico. Da sede de querer conhecer mais sobre o mundo veio a paixão pela Astronomia. E quando menos percebeu, estava escrevendo e falando sobre o conhecimento científico para quem quisesse ler ou ouvir.
[…] Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/74901 [4] Leia mais em: https://ccult.org/conheca-o-oer-um-repositorio-aberto-de-recursos-educacionais-de-todo-o-planeta/%5B5%5D Leia mais em: […]