Conheça o OER, um repositório aberto de recursos educacionais de todo o planeta

Compartilhe:

Shares

Nós já discutimos o conceito de ciência aberta por aqui. Basicamente, o movimento Open Science defende o acesso ilimitado e irrestrito aos resultados de pesquisas científicas, especialmente aquelas financiadas com recursos públicos. Agora, outro modelo começa a tomar corpo na educação mundial. Trata-se do Open Education, ou “educação aberta” em tradução livre. Neste modelo, recursos de aprendizagem, como aulas, sequências didáticas e materiais educacionais de diversas áreas do conhecimento são compartilhados abertamente, possibilitando o intercâmbio de ideias, concepções didáticas e novas formas de avaliar a aprendizagem e o trabalho docente. 

Mapa com todos os recursos educacionais disponíveis no OER World Map. Quanto mais forte o tom de verde, maior a quantidade de recursos. | Reprodução OER World Map.

No site da Fundação Open Educational Resources (OER, na sigla em inglês) – fundação mantida em associação com a The Open University e a William and Flora Hewlett Foundation – é possível pesquisar recursos educacionais por áreas ou disciplinas do conhecimento ou por país, em um mapa interativo que apresenta todos os recursos disponíveis do local escolhido.

Mapa com todos os recursos educacionais catalogados no OER World Map a partir do território brasileiro. | Reprodução OER World Map.

Existem quase 290 recursos educacionais disponibilizados por colaboradores do Brasil. No total, a plataforma oferece mais de cinco mil recursos educacionais abertos e gratuitos.

Outras plataformas de Educação Aberta

Outras plataformas além da OER World Map disponibilizam recursos educacionais abertos e gratuitos para seus usuários. No Brasil, o destaque fica para o Portal do Professor, mantido pelo Ministério da Educação. Nele é possível encontrar sequências didáticas de aulas expositivas, demonstrações experimentais e um fórum para troca de experiências didáticas entre professores de todo o país.

Além do Portal do Professor, outras plataformas merecem destaque:

  • Open Education Global, que reúne estudos sobre o tema, materiais didáticos e projetos relacionados ao Ensino Aberto. Em inglês (https://www.oeglobal.org), mas com uma versão para a américa latina (https://www.oelatam.org)
  • Banco Internacional de Objetos Educacionais, também mantido pelo Ministério da Educação e que disponibiliza para download animações, simuladores e outros materiais para o ensino.

. . . . . 

Para saber mais:

. . . . .

Que bom que você chegou até aqui! Agora, que tal nos ajudar a levar cada vez mais conteúdos sobre ciência e educação para ainda mais pessoas? Clique nos botões de compartilhamento e envie este conteúdo para outras pessoas! Aproveite e siga os nossos conteúdos em nossas redes sociais. Estamos no Facebook, no Twitter e também no Instagram.  

Compartilhe:

Shares

Mais do ccult.org

CCULT LIVROS #3 – Catorze camelos para o Ceará

Reprodução – Acervo pessoal Existem histórias que envolvem o Brasil que encantam, revoltam e automaticamente implicam em reflexões sobre o …

Conhecimento, vida universitária e defesa da ciência: um convite ao pensamento para o ingresso no ensino superior

Eu leciono física para o ensino básico – especialmente para o ensino médio – desde 2010. Já passei por algumas …

CCULT LIVROS #2 – Próxima Parada: Marte

Ser um astronauta estava entre os três principais sonhos de minha infância. Talvez fosse essa mesma classificação na hierarquia de …

As mais lidas da semana do ccult.org #1 (e uma dica cultural)

Nesta semana em que comemoramos o Dia do Professor (no Brasil, no dia 15 de outubro), o ccult.org dedicou boa …

Siga o ccult.org e não perca nenhuma atualização

Seguir as atualizações do ccult.org é simples, rápido e gratuito. Estamos no Facebook, Twitter, Instagram e no Google Notícias. Se …

ccultcast quatro: reflexões sobre o ensino de ciências durante a pandemia

Neste episódio, apresentamos breves reflexões sobre o ensino de ciências durante a pandemia e discutimos o que podemos fazer para …