O segundo episódio do ccultcast está no ar!
Neste episódio, discutimos a produção e o papel (sem trocadilhos, por favor!) dos artigos científicos no desenvolvimento da ciência. Também falamos sobre a questão da submissão dos artigos aos periódicos científicos e os movimentos open science e open acess que pretendem democratizar o acesso ao conhecimento científico.
Você pode ouvir o ccultcast nos principais agregadores de podcast ou pelo player a seguir. Deixe o seu comentário sobre o episódio!
As referências citadas neste ccultcast estão ao final da página.
Fontes citadas no episódio:
- O significado de alguns termos relacionados com a publicação de uma pesquisa científica: https://ccult.org/o-significado-de-alguns-termos-relacionados-com-a-publicacao-de-uma-pesquisa-cientifica
- Artigos científicos não são o único parâmetro para medir a qualidade da produção acadêmica: https://ccult.org/artigos-cientificos-nao-sao-o-unico-parametro-da-qualidade-da-producao-academica
- A rejeição de artigos para publicação em periódicos científicos: https://ccult.org/a-rejeicao-de-artigos-e-a-vitoria-no-nobel
- Livro: “Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora”, de Bruno Latour (Unesp, 2011, 440 páginas).
- Livro: “Rivalidades produtivas: disputas e brigas que impulsionaram a ciência e a tecnologia” (Michael White (Editora Record, 2003, 543 páginas).
- Livro: “Isaac Newton e sua maçã – Coleção Mortos de Fama”, escrito por Kjartan Poskitt (Companhia das Letras, 2004, 192 páginas)
. . . . .

F. C. Gonçalves é mestre em ciências pela Escola de Engenharia de Lorena (EEL-USP) desde 2019, além de licenciado em Física pela Universidade de Taubaté (Unitau) desde 2010, mesmo ano em que passou a atuar no ensino de Física nos níveis fundamental e médio. Como não sabe desenhar nem tocar nenhum instrumento musical, tampouco possui habilidades para construir qualquer tipo de artesanato, restou-lhe a escrita: “quando não sei o que dizer, escrevo”, diz. Desde criança é entusiasta do conhecimento científico. Da sede de querer conhecer mais sobre o mundo veio a paixão pela Astronomia. E quando menos percebeu, estava escrevendo e falando sobre o conhecimento científico para quem quisesse ler ou ouvir.
[…] Os artigos científicos são escritos por um ou mais cientistas e colaboradores. Depois, são apresentados a um periódico científico, onde passarão por um processo de revisão por outros cientistas e, se aprovados, são publicados. Sabe quando você lê que determinado estudo foi capa da Nature ou da Science? Então, esses são exemplos de periódicos, que diferente de uma revista de divulgação científica, não tem como objetivo informar o público em geral, e sim, outros cientistas. O processo para a publicação de um artigo científico é longo e você pode conferir mais detalhes…. […]