Nesta semana em que comemoramos o Dia do Professor (no Brasil, no dia 15 de outubro), o ccult.org dedicou boa parte de suas postagens sobre educação e ensino de ciências. Falamos sobre o uso de memes em sala de aula como ferramenta de ensino, dos textos de divulgação científica escritos por ganhadores do Prêmio Nobel e encerramos a semana com o ccultcast quatro, em que trouxemos algumas reflexões sobre o ensino de ciências durante a pandemia.
Os cinco mais acessados do ccult.org
Além do resumo da semana, tivemos os seguintes textos entre os cinco mais acessados do site:
- Artigos científicos históricos
- Por que confiar na ciência?
- Periódicos científicos na palma de sua mão: aplicativos e sites para acessar e gerenciar artigos
- Recursos virtuais para aulas de ciências
- Eletrostática contra a covid-19
A dica cultural da semana fica para a leitura do livro: “A construção das ciências”, de Gerard Fourez (Editora Unesp, 1994). Na obra, Fourez traz um panorama geral de como o conhecimento científico se desenvolve e se constitui em suas relações com os saberes, a sociedade e os cientistas.
Não se esqueça: beba água e vacinas salvam vidas!
. . . . .

F. C. Gonçalves é mestre em ciências pela Escola de Engenharia de Lorena (EEL-USP) desde 2019, além de licenciado em Física pela Universidade de Taubaté (Unitau) desde 2010, mesmo ano em que passou a atuar no ensino de Física nos níveis fundamental e médio. Como não sabe desenhar nem tocar nenhum instrumento musical, tampouco possui habilidades para construir qualquer tipo de artesanato, restou-lhe a escrita: “quando não sei o que dizer, escrevo”, diz. Desde criança é entusiasta do conhecimento científico. Da sede de querer conhecer mais sobre o mundo veio a paixão pela Astronomia. E quando menos percebeu, estava escrevendo e falando sobre o conhecimento científico para quem quisesse ler ou ouvir.