Eventos para acompanhar no Pint of Science Brasil 2023

Vai começar mais um Pint of Science! O maior evento de divulgação científica do planeta acontece entre os dias 22 e 24 de maio de 2023, em locais de fácil acesso ao público, como bares e restaurantes. A edição brasileira ocorrerá em 123 cidades e envolve mais de 600 pesquisadores e especialistas do país.

Como você deve saber, o Pint of Science é uma iniciativa que nasceu na Inglaterra, em 2012 e tem como objetivo levar cientistas e pesquisadores para que discutam os conhecimentos científicos de suas áreas com o público geral. A ideia é aproximar o cientista e a sociedade em palestras que ocorrem muito longe de centros de pesquisa ou de laboratórios: por isso, cada evento ocorre em um bar ou um restaurante.

A programação completa de cada cidade participante pode ser conferida no site do evento (clique aqui para conferir). Inúmeros temas serão debatidos pelos pesquisadores, incluindo temas de inteligência artificial, pesquisas com vacinas e doenças genéticas, além de palestras sobre temas regionais, agricultura, saúde mental e segurança de dados.

Além destes, muitas palestras discutirão temas relacionados com a pesquisa científica e o ensino de ciências, entre aspectos teóricos e práticos. Por isso, a partir das informações disponibilizadas pela organização do Pint of Science Brasil, fiz uma lista de palestras que estão diretamente ligadas a temas de cultura científica ou de ensino de ciências. A relação, por cidade, apresenta o título do evento, a data e a página onde você encontrará maiores informações sobre o local e o horário em que o evento acontecerá. O ctrl + f é seu amigo.

Lembrando é sempre importante ficar de olho nas informações oficiais para saber os detalhes atualizados de cada evento, incluindo o horário de início e a reserva de ingressos (que são gratuitos, com a consumação no local do evento paga à parte). E se for em algum deles, não esqueça de postar a sua foto com a hashtag #PintBR2023 ou #PintBR (e se quiser, pode pagar uma cerveja lá no Ko-fi do ccult.org).

Alegrete – RS

Alfenas – MG

Altamira – PA

Anápolis – GO

Aracaju – SE

Arapiraca – AL

Araras – SP

Barra do Garças – MT

Barreiras – BA

Belém – PA

Belo Horizonte – MG

Boa Vista – RR

Botucatu – SP

Bragança Paulista – SP

Brasília – DF

Campo Grande – MS

Campo Verde – MT

Cascavel – PR

Catanduva – SP

Crato – CE

Cuiabá – MT

Curitiba – PR

Diadema – SP

Duque de Caxias – RJ

Formosa – GO

Fortaleza – CE

Governador Valadares – MG

Guarujá – SP

Itajaí – SC

Jaboticabal – SP

Janaúba – MG

Jaú – SP

Jequié – BA

João Monlevade – MG

Educação das relações étnico-raciais: desafios e possibilidades – 22/05: https://pintofscience.com.br/event/civilizacao-e-sociedade

João Pessoa – PB

Jundiaí – SP

Mossoró – MG

Niteroi – RJ

Nova Friburgo – RJ

Petrolina – PE

Petrópolis – RJ

Poços de Caldas – MG

Porto Alegre – RS

Rio Claro – SP

Rio de Janeiro – RJ

Rondonópolis – MT

Salvador – BA

São José dos Campos – SP

São Paulo – SP

Sobral – CE

Tangará da Serra – MT

Tefé – AM

Teresina – PI

Tupã – SP

Votuporanga – SP

. . . . .

Todas as informações foram retiradas de pintofsciencebrasil.com.br e podem sofrer alterações sem aviso prévio.

. . . . .


O ccult.org é um projeto de divulgação científica independente sobre temas de cultura científica e ensino de ciências da natureza criado e mantido por F. C. Gonçalves desde fevereiro de 2019. Conheça o projeto.

Você pode contribuir financeitamente com o ccult.org. A partir de R$ 1 por mês, você ajuda o projeto a crescer cada vez mais, recebe brindes especiais e ainda concorre a prêmios exclusivos! Acesse: apoia.se/siteccult e saiba mais.

Acompanhe o ccult.org no Facebook, Instagram e Mastodon.

Mais do ccult.org